Vale do Itapocu: deputado comemora criação da 17ª Regional de Saúde de SC - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Vale do Itapocu: deputado comemora criação da 17ª Regional de Saúde de SC

Bananicultura: Secretário confirma reabertura de escritório da Cidasc em Corupá
26 de agosto de 2021
Inauguração de elevado na duplicação da BR-280 em Guaramirim é destaque na Alesc
27 de agosto de 2021

Vale do Itapocu: deputado comemora criação da 17ª Regional de Saúde de SC

Nova regional engloba população 315 mil pessoas e trará mais agilidade e precisão nas decisões de saúde pública

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e o secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, estiveram em Jaraguá do Sul na terça-feira (24) para anunciar a criação da 17ª Regional de Saúde. O fato foi destacado no plenário da Assembleia Legislativa pelo parlamentar. A demanda era uma reivindicação do deputado e da comunidade do Vale do Itapocu.

Na tribuna, Dr. Vicente afirmou que a medida, que desvincula a região da Regional de Saúde Nordeste com sede em Joinville, garantirá mais autonomia nas decisões que levaram em conta a realidade da região. “Muda o destino de vários tipos de decisões, como ter mais vacinas, especialidades médicas, saber abrir e fechar no caso de pandemias. Regiões grandes demais têm muitos conflitos devido às diferenças regionais. Quem ganha é o cidadão, já que problemas de saúde pública serão resolvidos de forma muito mais rápida”, explicou Dr. Vicente.

Um exemplo de como a mudança pode impactar diretamente a região pôde ser vista durante a pandemia. Mesmo Jaraguá do Sul apresentando dados melhores de controle da Covid-19, aparecia no mapa epidemiológico com risco gravíssimo e era obrigada a cumprir normas sanitárias mais restritivas. Isso se devia ao fato de estar incluída na Regional Nordeste, que englobava 16 municípios e entre os quais alguns, como Joinville, tinha índices de contágio e de ocupação de UTI elevados. Com a criação de uma nova regional de saúde, a realidade da região do Vale do Itapocu será vista de forma isolada para a tomada de medidas sanitárias.

Regional de Saúde do Vale do Itapocu

A nova regional de saúde foi anunciada em ato realizado no Hospital e Maternidade Jaraguá.  Denominada Regional de Saúde do Vale do Itapocu, terá como sede a cidade de Jaraguá do Sul e será composta também pelos municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder. Juntos, esses municípios têm população aproximada de 315 mil pessoas.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que a decisão pela criação e instalação da Regional de Saúde do Vale do Itapocu atende a um pleito da região e visa regionalizar a saúde pública com qualidade aos cidadãos catarinenses. A medida foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite – CIB.

Nos próximos dias, questões burocráticas como a formação da equipe e a estruturação física da nova regional estarão sendo implementadas.

Banco de Leite

O Dr. Vicente também acompanhou o secretário André Motta Ribeiro e a  primeira dama do Estado Késia da Silva, que lidera  a Rede Laços de Incentivo ao Voluntariado, na visita ao Banco de Leite Humano do Hospital Jaraguá.   Na oportunidade, foi feito o repasse do governo estadual de R$ 191 mil para o Banco de Leite da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram