Algumas dicas para as crianças terem boa saúde.
Respeite a soneca da tarde
Além do sono noturno, é importante que crianças de até cinco anos de idade tenham a soneca da tarde, pois ela melhora a produtividade da criança, diminui a irritação, ajuda no desenvolvimento cognitivo e melhora a coordenação motora. Segundo os especialistas, o sono no período da tarde é obrigatório até um ano e meio, e após essa idade fica a critério da criança escolher se quer tirar um cochilo ou não.
Mantenha a cartela de vacinação em dia
A vacina cria anticorpos contra bactérias e vírus que causam muitas doenças. Além disso, aumenta a produção de células defensoras protegendo o corpo das crianças inclusive contra outras doenças. Até os seis anos as crianças devem tomar um total de 12 vacinas para proteger contra tuberculose, Hepatites A e B, difteria, coqueluche, tétano, poliomielite, meningite, pneumonia, rotavírus, gripe, sarampo, caxumba, rubéola e varicela, entre outras.
Deixe a criança brincar ao ar livre
Muitas mães e pais acreditam que se a criança brincar ao ar livre, poderá pegar doenças. Mas, na verdade, as crianças mais propícias a ficarem doentes são as que brincam apenas em lugares fechados – que concentram um número maior de vírus, bactérias e ácaros.
Brincando ao ar livre, a criança toma sol, que é um bactericida natural e fortalece os ossos, entra em contato com pessoas, animais e plantas e aumenta a sua imunidade. Além disso o contato com a natureza e com outras crianças proporciona mais diversão e uma qualidade de vida melhor.
Ensine a criança a manter hábitos de higiene
Desde cedo a criança deve aprender a importância de lavar as mãos antes de comer e após usar o banheiro, de tomar banho e escovar os dentes após as refeições. Com isso, prevenimos a transmissão de doenças infecciosas como verminoses, gripes, resfriados e diarreias e evitamos problemas com cáries e gengivites.
Siga estas dicas e terá uma criança sadia, forte e esperta para alegrar a família.