Atenção, grávidas e mamães!
Desde os primeiros momentos de vida do bebê, o pediatra vai ser o seu principal apoio médico. É ele quem irá avaliar o desenvolvimento físico, a alimentação, e vai orientar sobre o dia a dia e o calendário de vacinações.
Por isso, comece a procurar o pediatra ainda na gestação, para poder contar com ele assim que o bebê sair da maternidade. Se você ainda não conhece nenhum pediatra, o primeiro passo para escolher é pedir sugestões de nomes de pediatras para amigos, parentes e para o próprio obstetra que vai lhe assistir no parto.
Procure saber todas as opções de pediatras que o SUS lhe oferece; se tiver plano de saúde, verifique quais são os credenciados pelo seu convênio.
Pesquise a formação do profissional, a faculdade e a residência médica, sua formação e renome profissional e veja o quanto ele é ativo em sua área – médicos que estão ligados a uma instituição de saúde, sociedade médica ou que frequentam periodicamente cursos e congressos tendem a ser mais atualizados, o que pode converter em melhores chances de diagnosticar e tratar uma doença, por exemplo.
Depois de escolher marque uma entrevista para conhecer o pediatra, de preferência em seu consultório. A proximidade do consultório ou da clínica em relação a sua residência é importante.
Outros fatores devem ser levados em conta:
Informe-se sobre se ele pode ser acionado fora do horário, em emergências, e se conta com outro colega quando estiver ausente. Confira quais hospitais costuma recomendar para emergências e se esses hospitais são abrangidos pelo plano de saúde do bebê. Nessas horas, os pais devem ter garantia de poder contar com ajuda e orientação médica.
É importante que ele lhe inspira confiança, pesquise também o relacionamento dele com outros pais e crianças.
Mais tarde, se o médico que escolheu, não for exatamente como você esperava, comunique a decisão a ele e escolha outro profissional, mas não se esqueça de levar todo o histórico, exames e receitas do bebê ao novo médico.