Presidida pelo deputado Dr. Vicente Caropreso, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa se destaca pelo grande número de atividades voltadas à formação, capacitação e debate de temas e projetos. Somente no período entre 2019 e agosto deste ano foram realizados 53 eventos que envolveram 70 mil participantes, presencial ou virtualmente.
Conforme o deputado, além de debater projetos de lei que tramitam no Legislativo, a comissão se tornou um instrumento de defesa dos direitos da pessoa com deficiênica, de capacitação, de construção de políticas públicas inclusivas e de fortalecimento da rede de apoio que são as instituições voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência, como as Apaes, Amas e Associações Down.
“Os eventos da comissão sempre superam as expectativas de público. E isso é muito gratificante. Nosso objetivo é levar informação de qualidade, capacitar pais, professores e demais profissionais que atuam na ponta, na orientação das famílias, no atendimento da pessoa com deficiência. Temos a preocupação de trazer sempre palestrantes de alto nível para tratar de vários temas, como o autismo, a inclusão escolar do aluno com deficiência ou a compreensão da neurociência como estratégia pedagógica”, comenta.
Mesmo durante a pandemia as atividades da comissão não pararam. “Nossas atividades passaram a ser virtuais. Milhares de pessoas participaram das lives.”