Seminário difunde informações sobre o autismo e as formas de inclusão - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Seminário difunde informações sobre o autismo e as formas de inclusão

10 ANOS: Programa de Dr. Vicente sobre dicas de saúde completa uma década no ar
20 de agosto de 2023
Alesc aprova projeto que torna permanente laudo sobre deficiência ou autismo irreversível
3 de setembro de 2023

Seminário difunde informações sobre o autismo e as formas de inclusão

“Não tem mais essa de só quem precisa se preocupar com o autismo é quem tem autista na família. Os autistas estão em todos os lugares”

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a prefeitura e a Apae de Jaraguá do Sul, promoveu no dia 25 de agosto a primeira edição do Seminário Autismo e a Inclusão Social. A proposta do evento, que acontece no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), foi difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e debater formas de tornar a sociedade mais inclusiva às pessoas com esta condição.

Na abertura, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) comemorou a participação do público nos eventos promovidos pela comissão, a qual preside. Para ele, o fato demonstra a demanda da sociedade por informações sobre temas ligados às deficiências. “Por meio desse tipo de ação, desse braço estendido para a população, sobretudo na área da educação especial, a comissão vai se notabilizando. E não é à toa que somos a comissão da Assembleia que mais reúne gente. Isso demonstra como as pessoas estão ávidas por informações de alta qualidade.

Inclusão social
Entre as atividades programadas para o seminário estão palestras com pessoas com TEA e especialistas em educação especial, como a psicóloga Ana Carolina Wolf Mota, que falou sobre autismo, inclusão e anticapacitismo.

Na ocasião, a profissional destacou a importância de se difundir na sociedade o conceito de “neurodiversidades”, ou seja, de que não há mentes iguais, mas sim uma variedade de condições e que toda pessoa é digna de respeito.  “Não tem mais essa de só quem precisa se preocupar com o autismo é quem tem autista na família. Os autistas estão em todos os lugares, como deve mesmo ser, e a gente precisa ter uma mudança na compreensão social, para que pela via da educação, da conscientização, as pessoas consigam realmente desconstruir os seus capacitismos internos, essa forma de preconceito que ainda é tão presente na nossa sociedade.”

Sabrina Adani Schappo, que atua na diretoria da Apae de Jaraguá do Sul, afirmou que o tema autismo ainda apresenta uma série de lacunas para os profissionais que lidam no atendimento da pessoa com deficiência. Para ela, a compreensão de que cada autista apresenta uma condição específica, auxilia no atendimento das suas necessidades e em um melhor desenvolvimento das suas capacidades.

“Cada autista é um ser único, que a gente precisa aprender a conhecer, algo que é um desafio para nós. E dentro da Apae de Jaraguá do Sul nós estamos ampliando cada vez mais e mais o atendimento ao autista, trazendo essa capacitação e esse conhecimento para os nossos técnicos, para que a gente consiga evoluir em uma forma de tratamento cada vez mais adequada.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram