Atendendo convite do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), o presidente da ACM, Ademar José de Oliveira Paes, participou da reunião da Comissão de Saúde da Alesc. Ele fez um relato a respeito de sua gestão à frente da entidade, em especial durante o enfrentamento a pandemia da Covid-19. Ele comentou que a ACM, durante os três anos da pandemia, conseguiu cumprir a sua missão.
“Colocando sempre as pessoas no centro de todo o trabalho realizado. Isso só foi possível porque os médicos de todo o estado estavam integrados à ACM, protegendo a saúde da população, em diversas frentes do atendimento. São 86 anos de atividade da ACM, que busca se reinventar e se desafiar e se comprometer com o futuro.”
Para ele, os novos médicos precisam ter mais do que conhecimento técnico-científico. “Para ter espaço em meio às transformações e ao novo cenário da profissão, é necessário entender também de gestão, mercado, cultura, tecnologia e inovação. Isso deve ser visto não apenas como um desafio, mas especialmente como uma grande oportunidade”, avaliou.
Para o deputado Dr. Vicente, o baixo índice de letalidade da Covid-19 em Santa Catarina, a menor entre os estados brasileiros, reflete as ações assertivas da ACM e a sinergia que a entidade manteve com governo catarinense e demais entidades para o enfrentamento da pandemia. O deputado também pontuou a preocupação com a qualidade da formação dos futuros médicos, diante da proliferação de cursos de medicina.
Assista reportagem