Dr. Vicente faz pressão por vacina contra dengue na rede pública - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente faz pressão por vacina contra dengue na rede pública

Presidente da ACM faz balanço das ações na Comissão de Saúde da Alesc
8 de dezembro de 2023
Dr. Vicente comemora ampliação da estrutura do Poder Judiciário em Jaraguá do Sul
10 de dezembro de 2023

Dr. Vicente faz pressão por vacina contra dengue na rede pública

Ministério da Saúde abriu consulta pública sobre a inclusão do imunizante japonês na rede SUS

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destaca que o Ministério da Saúde abriu processo de consulta pública sobre a proposta de incorporação da vacina contra a dengue ao SUS (Sistema Único de Saúde).  No mês de setembro o parlamentar apresentou, e o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, moção solicitando que o governo federal disponibilize o imunizante japonês Qdenga na rede pública de Saúde.

Conforme o deputado, Santa Catarina, assim como vários outros estados do país, vive uma infestação do mosquito Aedes aegyptii, tramissor da Dengue, Zika e Chikungunya, e a situação deve piorar devido às chuvas e calor acima da média.

“Se há vacina, ela deve estar disponível para a população. Já são mais de 118 mil casos de dengue registrados esse ano em Santa Catarina, 42% a mais que em 2022, e 98 mortes devido à doença. No Brasil já houve mais de 1,6 milhão de casos de dengue, que resultaram em mais de mil vidas perdidas”, aponta o parlamentar que é médico e vice-presidente da Comissão de Saúde da Alesc.

O imunizante contra a dengue já foi aprovado pela Anvisa e está disponível na rede privada. Porém, o alto custo é um obstáculo para o acesso do público em geral.  Em média, cada  dose está sendo comercializada em torno de R$ 400. Como o esquema de vacinação envolve duas doses, no intervalo de três meses, o custo por pessoa chega a R$ 800.

“É importante que as pessoas acessem o site do Ministério da Saúde e se manifestem sobre a inclusão da vacina contra a dengue na rede pública. É uma forma de pressionar o governo a disponibilizar o imunizante para a população.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram