Nova Nota Fiscal Eletrônica abre caminho a proposta que premia consumidor e entidades, afirma Dr. Vicente - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Nova Nota Fiscal Eletrônica abre caminho a proposta que premia consumidor e entidades, afirma Dr. Vicente

Dr. Vicente reage a possível suspensão da emergência pediátrica
5 de agosto de 2020
Dr. Vicente comemora edital para recuperação da rodovia SC-477 entre Canoinhas e BR-116
12 de agosto de 2020

Nova Nota Fiscal Eletrônica abre caminho a proposta que premia consumidor e entidades, afirma Dr. Vicente

Na última semana o governo catarinense iniciou a implantação do uso da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).  A medida é vista como um grande avanço pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), autor do projeto “Nota Fiscal Segura” (PL 0260.8/2019), em tramitação na Assembleia Legislativa, que visa premiar o consumidor que exigir a nota fiscal na hora da compra, com a destinação de parte do ICMS pago para entidades filantrópicas.

“A implantação da nota fiscal eletrônica  vai colaborar com a simplificação tributária em Santa Catarina. O sistema que está sendo adotado abre caminho para que os objetivos do nosso projeto de lei se tornem realidade, que é combater a sonegação premiando o consumidor com parte do imposto que ele está pagando e gerar receita para entidades filantrópicas”, explica Dr. Vicente.

A proposta do parlamentar, em tramitação na Comissão de Finanças e Tributação, estabelece que o contribuinte catarinense receba de volta 20% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pago na hora de efetuar uma compra.  Do montante de crédito acumulado, o contribuinte poderá destinar 10% a uma entidade sem fins lucrativos de Santa Catarina. Os outros 10% poderão ser usados para quitar débito de IPVA do seu veículo.

Representantes de entidades sociais e culturais estão mobilizados pedindo apoio à aprovação do projeto. A Associação Brasileira de Captadores de Recursos também se manifestou, enviando carta aos demais parlamentares defendendo a aprovação da medida.  “De um lado temos o consumidor e mais de 41 mil entidades sem fins lucrativos, que prestam serviços à sociedade e poderão ser beneficiadas com a medida. Do outro temos a sonegação fiscal, a informalidade, que faz com que Santa Catarina deixe de arrecadar cerca de R$ 10 bilhões ao ano.  Nosso projeto está do lado certo, do comércio justo e solidário”, defende  o deputado.

 

Nota Fiscal Eletrônica

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) permite realizar a  operação por meio do Programa Aplicativo Fiscal,  substitui a nota fiscal de venda ao consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal emitido por Emissor de Cupom Fiscal (ECF). A NFC-e é um sistema já usado nos demais estados da federação, desenvolvido pela empresa catarinense Inventti Soluções Empresariais, de Blumenau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram