Dr. Vicente reage a possível suspensão da emergência pediátrica - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente reage a possível suspensão da emergência pediátrica

Emenda do DR. Vicente garante R$ 100 mil para prefeitura de Jaraguá ampliar estrutura de assistência social
4 de agosto de 2020
Nova Nota Fiscal Eletrônica abre caminho a proposta que premia consumidor e entidades, afirma Dr. Vicente
11 de agosto de 2020

Dr. Vicente reage a possível suspensão da emergência pediátrica

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) fez forte pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa para externar sua preocupação com os impactos da possível suspensão do atendimento de urgência e emergência pediátrica do Hospital Regional de São José. A Secretaria de Estado da Saúde anunciou que pretende transferir o atendimento para unidades de saúde da região e assim abrir mais vagas para atender pacientes adultos com Covid-19.

“A situação é grave. A desativação dos serviços de emergência pediátrica e de suas escalas de profissionais multidisciplinares, mesmo por 90 dias, certamente vai trazer consequências difíceis de consertar e trazer risco de desorganização do atendimento pediátrico na região. É um risco muito grande. É preciso abrir outras possibilidades para ampliar o número de leitos para Covid-19”, alertou o parlamentar, que é médico e já ocupou o cargo de secretário de Estado da Saúde.

Conforme o deputado, a desativação do atendimento pediátrico no Hospital São José irá sobrecarregar o atendimento no Hospital Infantil Joana de Gusmão, referência em oncologia pediátrica, e os serviços prestados nas Unidades de Pronto Atendimento municipais (UPAs), que teriam que absorver a demanda.

Dr. Vicente também alertou para a redução do serviço de pediatria do Hospital Florianópolis, no bairro Estreito. A Organização Social que administra a unidade anunciou que será reduzido o número de médicos plantonistas pediátricos, mantendo-se apenas um profissional por 24 horas.

Várias entidades médicas já se manifestaram contrárias à suspensão do atendimento de urgência e emergência pediátrica do Hospital Regional de São José. Somente em 2019 a unidade realizou mais de 50 mil atendimentos de emergências e casos graves como acidentes, queimaduras, paradas cardiorrespiratórias, convulsões, politraumatismos, entre outros. Além disso, o serviço é referência no atendimento às crianças vítimas de abusos e também no atendimento de emergências oftalmológicas pediátricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram