EXERCÍCIOS NA TERCEIRA IDADE - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

EXERCÍCIOS NA TERCEIRA IDADE

CHOCOLATE FAZ BEM PARA A SAÚDE
11 de outubro de 2022
EXERCÍCIOS E DOENÇAS NEUROLÓGICAS
11 de outubro de 2022

EXERCÍCIOS NA TERCEIRA IDADE


O exercício físico é fundamental na terceira idade, a partir dos 60 anos.
 
Os exercícios contribuem para melhorar a saúde e o bom humor, porque eles estimulam a produção de endorfina que é o hormônio do bem-estar. 

Exercícios são a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre saúde física e mental.

As atividades físicas regulares ajudam também a manter o peso ideal, regulam as funções cardiorrespiratórias, fortalecem a musculatura, dão mais equilíbrio ao corpo e estimulam o convívio com outras pessoas, o que é muito importante para se viver com qualidade.

Mas deve-se respeitar as condições físicas de cada um. Antes de começar um programa de exercícios, consulte seu médico para receber orientação e um bom profissional de educação física para orientar sobre o tipo de exercício sem riscos para a sua saúde. Depois disso pode começar, que os benefícios vêm em seguida. 

É nos exercícios físicos bem dosados, que se pode adquirir mais força e equilíbrio, além de melhoria da capacidade do coração e respiração, sem falar na melhora do humor e do sono.

Os exercícios mais recomendados são a caminhada e a hidroginástica. A caminhada é uma atividade simples, que não precisa nenhuma habilidade especial. Ela traz a melhora rápida nas condições do coração e, como é de baixo impacto, diminui a possibilidade de lesões. Caminhar meia hora por dia, 5 vezes por semana é fonte de saúde. Já a hidroginástica e a hidroterapia, são ótimas para reabilitação, relaxamento, redução da tensão e da dor.  Os movimentos são feitos com muito mais facilidade na água. 

A musculação também pode ajudar. Ela mantém e até aumenta a força muscular, indispensável para a independência do idoso para se levantar, locomover-se e realizar sozinho todos os movimentos necessários para o seu dia a dia. Com a musculação o idoso evita fraturas pelo reforço dos músculos, além de combater a osteoporose. 

Mas atenção! A orientação dos exercícios deve ser feita por um profissional habilitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram