A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa promoveu n última quinta e sexta-feira (22 2 23) o 1º Seminário de Educação Especial de São João Batista, no Vale do Rio Tijucas. O objetivo principal foi oferecer capacitação para os professores da rede pública municipal de ensino do município, voltada à inclusão dos estudantes com deficiência na educação regular. Cerca de 500 profissionais participam nos dois dias do evento.
“Não adianta apenas colocar um aluno com deficiência intelectual na sala de aula, temos que nos preocupar com a qualidade da formação dos professores, com as orientações para os pais e principalmente para que os educadores possam oferecer as condições para o desenvolvimento desses alunos”, justificou o presidente da comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), proponente do evento. “Nossa comissão se preocupa em fornecer informação de qualidade, que promova uma inclusão de verdade.”
O seminário foi aberto com a palestra da supervisora de atividades educacionais extensivas da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Fabiana de Melo Garcez. Ela apresentou os conceitos que envolvem a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular, além das práticas necessárias para que promover a inserção desse público, sem que haja prejuízos em seu aprendizado.
“Mostramos qual o papel da inclusão, quais são os processos, quais as práticas importantes que precisam ser utilizadas pelos professores para que realmente os alunos com deficiência façam parte do ensino regular”, explicou a palestrante. “É um desafio grande em virtude do número de crescente de crianças que estão nascendo com alguma deficiência. Já há estatísticas científicas que comprovam um aumento no número de pessoas com autismo, no mundo todo, daí a necessidade da qualificação dos professores.”
O secretário da Educação de São João Batista, William Mafessolli, participou da abertura do seminário. Ele destacou a importância da parceria com a Alesc para a realização do evento. “Sabemos que essa demanda está aumentando dia a dia e nossos professores precisam estar preparados. Essa parceria com a Assembleia vai trazer muitos benefícios para a inclusão dos alunos com deficiência”, disse.
Palestram no evento a Dr. Luciana Motas Dias Brites, doutoranda e mestra em Distúrbios do Desenvolvimento, pedagoga, psicopedagoga, psicomotricista, especialista em Educação Especial e CEO do Instituto NeuroSaber; Leandro Borges, fundador e diretor do Instituto Itard, voltado ao treinamento profissional, especializado em Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado; e de Renata Gomes Camargo, doutora em Distúrbios da Comunicação Humana , Professora de Educação Especial e pesquisadora da temática altas habilidades e superdotação.
Assista Reportagem