Dr. Vicente critica sigilo sobre relatório que irá definir quem pode ser considerado pessoa com deficiência no Brasil - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente critica sigilo sobre relatório que irá definir quem pode ser considerado pessoa com deficiência no Brasil

Alesc aprova lei que garante tratamento precoce a recém-nascidos com teste do pezinho alterado
28 de novembro de 2021
Dr. Vicente pleiteia recursos para hospitais em reunião com governador
12 de dezembro de 2021

Dr. Vicente critica sigilo sobre relatório que irá definir quem pode ser considerado pessoa com deficiência no Brasil

Dr. Vicente critica sigilo sobre relatório que irá definir quem pode ser considerado pessoa com deficiência no Brasil

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) critica a  postura do governo federal de negar acesso ao relatório que regulamentará o artigo 2º da Lei Brasileira da Inclusão, definindo quem pode ser classificado como pessoa com deficiência no Brasil.  Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, o parlamentar, que preside a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, defendeu o cumprimento da lei de acesso à informação e o amplo debate sobre o tema para evitar retrocessos.

“O ‘Nada sobre nós sem nós’, o lema que demonstra a determinação das pessoas com deficiência em busca da plena participação e inclusão, por vezes não é respeitado pelo poder público. Existem mais de 17 milhões de pessoas com deficiência no Brasil e 20% da população de Santa Catarina possui algum tipo de deficiência. É sobre o futuro dessas pessoas que estamos falando. O governo federal quer manter sigilo sobre a regulamentação de um dos dispositivos mais importantes dos últimos 20 anos sobre direitos das pessoas com deficiência, algo que irá balizar o acesso de deficientes aos direitos básicos e às políticas públicas inclusivas. Isso é inaceitável”, frisou

De acordo com o deputado, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, negou acesso ao relatório que vai servir de base para a elaboração do decreto governamental à auditora fiscal do Trabalho Luciana Xavier de Carvalho, que é coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados e da Semana Inclusiva de Santa Catarina. “O ministério está descumprindo a lei do acesso à informação. Nossa comissão também já solicitou acesso ao documento e não tivemos resposta”, denunciou.

Dr. Vicente acrescentou que a postura da ministra alimenta dúvidas sobre a imparcialidade do relatório e que há denúncias de que o trabalho científico feito pela Universidade de Brasília (UnB) foi descaracterizado na elaboração do documento. “Se o decreto apresentar alteração de conteúdo e descaracterização do trabalho científico realizado, teremos um grande retrocesso”, disse.

Governo repete erro

Dr. Vicente destacou que a falta de amplo debate sobre temas relativos à questão dos direitos da pessoa com deficiência tem se repetido no governo federal.

No ano passado o governo publicou o decreto federal 10.502/2020, que permitia a volta das turmas especiais, separando alunos com deficiência dos demais, sem debater o assunto com as entidades representativas das pessoas com deficiência. “Fizemos uma audiência pública aqui neste Parlamento. Fizemos valer o lema “Nada sobre nós sem nós”. A pressão social fez esse decreto ser suspenso. O governo federal precisa respeitar todo o aparato social voltado à causa da pessoa com deficiência em nosso país. Garantir a efetiva participação das pessoas com deficiência e suas entidades nesse processo de regulamentação.”

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram