O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Altair Silva, esteve no gabinete do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) nesta quarta-feira (25) para tratar de demandas apresentadas pelo deputado quanto ao controle de borrachudo e maruim nas regiões Norte e Nordeste, assim como de outras pautas do segmento da bananicultura.
O deputado solicitou a reativação de um escritório da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) no município de Corupá, Capital Catarinense da Banana e um dos maiores produtores da fruta no Brasil.
O secretário afirmou que atenderá a demanda, mas o escritório só poderá ser reaberto no início do ano que vem, quando a Lei Complementar Federal 173, que impede aumento de salário e contratações no período da pandemia, deixar de valer.
A demanda foi apresentada ao parlamentar pela Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco). O objetivo é ter um agrônomo para atender os agricultores e agilizar o trâmite de liberação de cargas de banana.
Também foi solicitada a atualização do preço de pauta fiscal dos valores mínimos da banana, que não é revisto desde 2011. Silva garantiu que o tema será tratado com o secretário da Fazenda na próxima semana.
Borrachudo
Quanto à ação contra a proliferação dos mosquitos maruim e borrachudo, o secretário afirmou que foram tomadas providências no governo para a criação de um programa específico voltado à região para ampliar a oferta do larvicida biológico BTI para combater o borrachudo e que há investimento em pesquisa contra a proliferação do maruim. O deputado cobrou agilidade nesses processos. Ambas as pragas causam grande impacto na atividade econômica, no turismo e na qualidade de vida.