A Secretaria de Pesca e Agricultura discutirá uma forma de auxiliar maricultores que precisam realocar áreas de cultivo para se adequar às normas de cessão de uso do mar. O compromisso foi firmado pelo secretário Altair Silva com representantes da Associação de Maricultores do Norte da Ilha (Amani), durante reunião no gabinete do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) nesta terça-feira (31). O vereador de Florianópolis Renato da Farmácia também estava presente.
O presidente a Amani, Luciano Pires, explicou que as estruturas conhecidas como “mesas”, onde são fixadas as lanternas com ostras, são fixas, compostas por estacas. Para adequação às normas legais, as estruturas que estão a menos de 300 metros da praia precisam ser desfeitas e realocadas a uma distância maior dentro da área de cessão de uso. Os produtores buscam apoio operacional do governo para auxiliar nesse processo. Uma das reivindicações é o uso de uma embarcação da Epagri equipada com guincho, o que daria agilidade no processo de estaqueamento das novas estruturas de produção, reduzindo os custos dos maricultores.
Conforme o deputado Dr. Vicente, passos importantes foram dados na reunião para superar os obstáculos legais e viabilizar a questão operacional. “Vamos aguardar agora uma posição do secretário que irá iniciar tratativas internas. O governo do Estado desenvolve um grande trabalho de estímulo ao setor e o secretário Altair mostrou boa vontade em ajudar nessa demanda. A maricultura é fator de renda para muitas famílias, representa uma cadeia produtiva importante para Santa Catarina, que é o maior produtor do país.”