ALTERAÇÃO NA LICENÇA-MATERNIDADE - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

ALTERAÇÃO NA LICENÇA-MATERNIDADE

Dia 25: Fórum debaterá medidas para tratamento de doenças raras no estado
23 de abril de 2023
BEBÊ COM FEBRE
2 de maio de 2023

ALTERAÇÃO NA LICENÇA-MATERNIDADE

Uma boa notícia para as gestantes e mães que têm contrato de trabalho regido pela CLT é que o STF alterou definitivamente os prazos da licença-maternidade.

A licença-maternidade é um benefício previsto no artigo 7º da Constituição Federal de 1988 e busca assegurar que gestantes tenham direito a um período de 120 dias ausentes do trabalho, sem deixar de receber salário e sem prejuízos à sua vaga de emprego.

Esse período começa a ser contado entre o 28º dia antes do parto e o dia do nascimento da criança e o benefício é concedido para todos os nascimentos, mesmo quando não há sobrevida do bebê.

Antes, a licença se baseava na data do parto. Agora, a licença começa a contar a partir da alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido – o que ocorrer por último, e vale para internações acima do período de duas semanas.

O efeito da decisão é imediato. O Ministério da Saúde afirma que nascem cerca de 280 mil bebês prematuros por ano no país, o que demanda internações mais longas.

Em 2020, o STF já havia concedido uma decisão provisória determinando o início da licença a partir da alta hospitalar e não da data do parto. Agora, é definitivo.

Essa decisão envolve o direito da mão, dos recém-nascidos e do cumprimento do dever do Estado com a família, a saúde e a convivência familiar.

A licença-maternidade deve proporcionar um período de convivência entre a mãe e o seu bebê, necessário ao pleno desenvolvimento dos laços familiares.

Com essa decisão atinge-se uma meta de fazer justiça social, já que deve-se levar em consideração que a licença-maternidade tem por finalidade proporcionar um período mínimo de convivência entre a mãe e o seu filho, necessário ao pleno desenvolvimento dos laços familiares e da saúde e bem-estar do bebê

Para conseguir o benefício, o pedido deve ser feito pela central 135 do INSS ou pelo portal do órgão.

Só precisa apresentar a certidão de nascimento, o laudo médico e o documento de internação hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram