Aprovada data para alertar sobre Distonia, doença que provoca contração muscular involuntária

Dr. Vicente comemora edital para recuperação da rodovia SC-477 entre Canoinhas e BR-116
12 de agosto de 2020
Dr. Vicente alerta para queda na vacinação infantil
17 de agosto de 2020

Aprovada data para alertar sobre Distonia, doença que provoca contração muscular involuntária

 O dia 6 de maio passa a ser denominado como o Dia Estadual da Distonia em Santa Catarina. A proposta apresentada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso foi aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 11. O objetivo da lei é chamar a atenção da população sobre a doença, suas causas e tratamento.

A distonia é um distúrbio neurológico que provoca contrações musculares involuntárias resultando em movimentos repetitivos e torções que  podem levar a quadro de dor intensa. “A proposta é singela, uma demanda apresentada por entidades, mas que revela o drama por que passam os portadores da doença, que ficam impedidos de levar uma vida produtiva devido à gravidade e à dificuldade de resposta terapêutica eficiente. Queremos chamar a atenção da sociedade e dos órgãos de saúde pública ”, explicou o deputado, que é médico neurologista.

Na data, governo do Estado deverá promover palestras e seminários para esclarecer sobre a doença. Há no Brasil pelo menos 65 mil casos de distonia e a incidência mundial chega a 7 mil casos para cada milhão de habitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *