03/06/2025
A emblemática Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, já está iluminada com as cores da Itália em homenagem aos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina. A ação simbólica atende a um pedido do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), coordenador da Comissão Organizadora dos Festejos do Sesquicentenário da imigração italiana no estado.
A iluminação especial marca o início das comemorações oficiais, que têm seu ponto alto nesta quarta-feira (4) com a realização de um Ato Parlamentar Solene na Assembleia Legislativa. A solenidade contará com a presença de autoridades estaduais e de uma delegação vinda da Itália, com cerca de 40 integrantes do grupo Trentini nel Mondo, além do deputado federal italiano Fabio Porta, eleito com votos da comunidade italiana da América do Sul.
O sesquicentenário relembra a chegada, em 4 de junho de 1875, dos primeiros 108 colonos italianos ao estado, vindos de regiões como Trento, Vêneto e Lombardia. Eles desembarcaram no porto de Itajaí e foram encaminhados para as colônias Itajahy e Príncipe Dom Pedro, hoje pertencentes ao município de Brusque.
Santa Catarina é considerada o berço da colonização italiana no Brasil. Hoje, mais de 70% da população catarinense tem ascendência italiana, o que reforça a importância dessa história para a identidade cultural e social do Estado.
As celebrações seguem nos dias 6 e 7 de junho, com eventos em Nova Trento, Brusque e Itajaí, incluindo o lançamento de um livro comemorativo, a revitalização da Piazza del Comune, homenagens a personalidades históricas e a inauguração do monumento “L’arrivo” (A Chegada), no Porto de Itajaí .
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
4 de junho | Florianópolis
5 de junho | Nova Trento e Brusque
6 de junho | Brusque e Itajaí