PL sobre atendimento da pessoa com deficiência em delegacias receberá emenda - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

PL sobre atendimento da pessoa com deficiência em delegacias receberá emenda

Dr. Vicente alerta sobre violência nas redes sociais contra pessoas com deficiência
8 de fevereiro de 2022
Porto União: Reunião trata de recursos para obras do contorno rodoviário e acesso ao aeroporto
14 de fevereiro de 2022

PL sobre atendimento da pessoa com deficiência em delegacias receberá emenda

Deputado Dr. Vicente debateu pontos para aperfeiçoar a proposta com Ministério Público e Polícia Civil

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) se reuniu esta semana com o promotor de Justiça Daniel Paladino, coordenador do Núcleo Intersetorial em Defesa da Inclusão, e o delegado Wanderley Redondo, titular da Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas. O grupo debateu o projeto de lei 362/2021, apresentado pelo parlamentar, que determina que delegacias catarinenses estejam preparadas para o atendimento da pessoa com deficiência.

Na reunião foram discutidos pontos para aperfeiçoar a  proposta, que tem como objetivo tornar as 31 Delegacias da Mulher existentes no estado especializadas também no atendimento da pessoa com deficiência. Entre as mudanças está a inclusão da previsão de legal de parceria com as instituições especializadas para auxiliar nesse atendimento, como por exemplo fornecer intérprete da língua brasileira de sinais, e a participação da Academia de Polícia Civil no processo de treinamento e capacitação dos servidores. Dessa maneira, o Estado não teria que contratar novos profissionais.

Conforme o parlamentar, a reunião foi bem produtiva e uma emenda ao projeto será feita para incluir as sugestões apontadas. “O diálogo com as instituições é fundamental na construção de uma legislação viável e que de fato melhore a vida da pessoa com deficiência em relação ao acesso à justiça.”

Hoje as Delegacias da Mulher já têm em seus quadros equipes multidisciplinares, como psicólogos, e  já prestam atendimento especializado para criança e idoso. “No estado, temos centenas de instituições parceiras da Fundação Catarinense de Educação Especial que podem auxiliar nesse atendimento, dispondo de pessoas capacitadas  para auxiliar no atendimento da pessoa com deficiência que procura o órgão de segurança pública. Vamos discutir isso com o governo e as entidades”, apontou Dr. Vicente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram