Dr. Vicente alerta sobre violência nas redes sociais contra pessoas com deficiência - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente alerta sobre violência nas redes sociais contra pessoas com deficiência

São Bento do Sul: Dr. Vicente comemora inicio da obra de rotatória na SC-418
12 de dezembro de 2021
PL sobre atendimento da pessoa com deficiência em delegacias receberá emenda
14 de fevereiro de 2022

Dr. Vicente alerta sobre violência nas redes sociais contra pessoas com deficiência

Dr. Vicente alerta sobre violência nas redes sociais contra pessoas com deficiência

Deputado é autor de projeto que determina que delegacias estejam preparadas para atendimento da pessoa com deficiência.” Não pode deixar passar!”, afirmou

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) repercutiu na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (8) reportagem exibida no programa Fantástico que mostrou o drama de pessoas com deficiência que são atacadas em suas redes sociais devido a sua condição. O parlamentar aproveitou e pediu apoio para  a aprovação de projeto de lei 362/2021, de sua autoria, que determina que as delegacias catarinenses estejam preparadas para o atendimento da pessoa com deficiência.

“Desumanidade, falta de empatia, covardia, crime. É perturbador! Pessoas gastam o seu tempo espalhando ofensas e ódio!  Fiquei com o coração apertado com as histórias narradas. É preciso empoderar a pessoa com deficiência para que ela ocupe os lugares que tem vontade e não se cale quando ouvir um comentário discriminatório. Não pode deixar passar!”, afirmou o deputado, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Ele destacou que a Lei Brasileira de Inclusão asseverou que é crime praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência, com previsão de pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa. “A internet não é terra sem lei, o covarde que tenta se esconder no anonimato das redes sociais precisa saber que há formas de identificá-lo e puni-lo”.

A reportagem também mostrou que apenas 11 estados brasileiros mais o Distrito Federal possuem delegacias voltadas  especialmente para pessoas com deficiência. Santa Catarina  não faz parte da lista.

O projeto apresentado pelo deputado Dr. Vicente determina que as Delegacias da Mulher tenham equipes multidisciplinares, com intérprete da língua brasileira de sinais (Libras), psicólogo e assistente social, para o atendimento da pessoa com deficiência.

“Nosso projeto está aberto ao debate porque é preciso construir avanços nesse sentido como forma de garantir o acesso da pessoa com deficiência à justiça e aos seus direitos. É preciso garantir dignidade, acessibilidade e acolhimento à pessoa com deficiência vítima de violência”.

Violência contra a mulher

Em sua fala o deputado Dr. Vicente também cobrou ações diante do crescente número de feminicídios no estado. No mês de janeiro foram registrados oito assassinatos de mulheres por parceiros ou ex-parceiros . Isso equivale a um assassinato a cada quatro dias.

“Tivemos um janeiro de terror. Esse foi o começo de ano com o maior número de vítimas desde 2015. As mulheres são mortas dentro de um contexto de uma cultura machista, que enxerga a mulher como propriedade e a subjuga. Infelizmente, nosso estado carrega a marca de ser um dos estados com o maior número de casos de violência contra a mulher no país. Não podemos ficar omissos a isso”, cobrou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram