Orleans recebe seminário sobre práticas inclusivas em educação especial - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Orleans recebe seminário sobre práticas inclusivas em educação especial

2º Encontro Sul Brasileiro de Doenças Raras: Deputado defende mais ação do Estado
6 de outubro de 2023
Dr. Vicente representa Alesc na posse da nova diretoria do CRM-SC
11 de outubro de 2023

Orleans recebe seminário sobre práticas inclusivas em educação especial

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu em Orleans, região sul do estado, o Seminário “Práticas Inclusivas em Educação Especial no Transtorno do Espectro Autista.

O evento, proposto pelo presidente do colegiado, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), reuniu dezenas de profissionais, que lotaram o Centro de Vivências Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, durante toda esta terça-feira (10).

“Com o aumento exponencial no número de diagnósticos do transtorno do espectro autista, uma das principais funções desta Comissão é ouvir instituições do Estado e trazer informações de qualidade. Este é um tema do cotidiano e que afeta administrações públicas e acima de tudo, as instituições de educação especial, por isso, a necessidade de tocar em assuntos importantes para o preparo destes profissionais”, avalia Caropreso.

A programação discutiu as políticas públicas de inclusão, e os desafios que os profissionais da educação que trabalham com alunos autistas enfrentam na rotina escolar. Uma das palestras, ministrada pela fonoaudióloga Tháicy Scotti, tratou do processo de avaliação e adaptação curricular de crianças com atraso global do desenvolvimento.

“O atraso global é realidade das crianças em geral, e vemos na prática que professores têm muita dificuldade na avaliação. Vou mostrar pontos relevantes que podem ser observados em sala para facilitar a adaptação e para auxiliar no processo acadêmico e na independência destas crianças.”

O seminário contou ainda com palestras sobre quebra de paradigmas e inclusão social, eliminação de barreiras e sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas.

Para a presidente da Apae de Orleans, Arlene Galvani, o evento promovido pela Comissão presta um auxílio fundamental para profissionais de toda a região. “Tivemos pessoas de vários municípios da região e que vêm a procura destes encontros, com a angústia de oferecer um atendimento de qualidade a autistas e demais pessoas com deficiência. Quando temos conhecimento, a gente transforma vidas”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram