Mais uma empresa jaraguaense poderá fabricar respiradores artificiais - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Mais uma empresa jaraguaense poderá fabricar respiradores artificiais

MELHOR ERRAR PELO EXCESSO
9 de abril de 2020
A DISSEMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS
16 de abril de 2020

Mais uma empresa jaraguaense poderá fabricar respiradores artificiais

Durante a videoconferência com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, na tarde desta terça-feira (14), para esclarecer aos deputados estaduais sobre as medidas que o governo do Estado vem tomando para conter o avanço do novo coronavírus em Santa Catarina, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou os esforços da empresa Bold, de Jaraguá do Sul, para colocar em produção um aparelho de respiração pulmonar de pronto atendimento e portátil.

O aparelho está em fase final de testes para ser então enviado para homologação pela Anvisa. “Estamos em contato com a empresa e vamos auxiliar nesse processo de superar a burocracia para que a produção dos equipamentos seja liberada o mais breve possível”, afirma Dr. Vicente, que destaca a capacidade de produção da empresa. A empresa Bold teria condições de produzir até 400 aparelhos de respiração pulmonar por dia.

Durante a audiência, o secretário afirmou que o principal obstáculo para agilizar a instalação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é a falta de respiradores pulmonares e demais insumos que estão indisponíveis no mercado devido à alta demanda mundial.

Os respiradores artificiais se tornaram o equipamento vital na luta contra a pandemia, fundamentais na recuperação dos pacientes infectados pelo vírus, que ataca a capacidade pulmonar.

“Por isso é preciso destacar os esforços de empresa Bold, assim com da empresa WEG, que também está iniciando a produção desse tipo de equipamento, e das demais empresas que estão realizando doações para compra de equipamentos, a exemplo da empresa Lunelli, que doou dez respiradores artificiais para o hospital São José de Jaraguá do Sul. São exemplos que devem ser replicados por todo o estado. São atitudes que compõem o espírito de solidariedade de Santa Catarina.”

Preocupação com a estrutura de Saúde do Estado

Quanto à preocupação do deputado Dr. Vicente sobre a necessidade do aumento de leitos de UTIs e a atual situação da estrutura de saúde do estado para absorver pacientes com Covid-19, o secretário Helton Zeferino confirmou a abertura de 257 novos leitos de UTIs, sendo 247 adultos e 10 pediátricos/neonatais para atender essa demanda.

Conforme o secretário, a meta do governo é disponibilizar 719 novos leitos de UTI em hospitais públicos, privados e no hospital de campanha que deverá ser instalado para enfrentar a crise. Antes do início da pandemia, Santa Catarina já dispunha de 810 leitos.

O secretário também confirmou que será lançado ainda esta semana edital de chamamento público para a contratação de novos leitos de UTIs na rede privada de saúde e que o Estado deu início à convocação de mais 400 profissionais de saúde, havendo 92 vagas abertas para a contratação de médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram