Lei em vigor: Pensões por autismo severo começam a ser pagas pelo Governo SC - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Lei em vigor: Pensões por autismo severo começam a ser pagas pelo Governo SC

Dr. Vicente contrapõem presidente sobre a guerra na Ucrânia
23 de abril de 2023
Deputado recebe demandas de vereadores de Guaramirim
23 de abril de 2023

Lei em vigor: Pensões por autismo severo começam a ser pagas pelo Governo SC

Portarias com os primeiros beneficiados pela lei de autoria do deputado Dr. Vicente foram publicadas no Diário Oficial

Nos últimos 20 dias três pessoas com autismo severo ganharam o direito de receber pensão especial no valor de um salário mínimo do governo catarinense. Elas foram as primeiras beneficiadas pela lei 18.557/2022, de autoria do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que incluiu Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 3 no rol de deficiências que garante pensão paga pelo Estado.

A primeira concessão ocorreu no dia 30 de março, outras duas ocorreram nos dias 11 e 17 abril, conforme portarias publicadas no Diário Oficial do Estado. Os beneficiados são dos municípios de Gravatal e Içara. Para ter direito, a renda familiar não pode ultrapassar dois salários mínimos e o beneficiário deve residir em Santa Catarina há pelo menos dois anos.  Também é exigido laudo elaborado por equipe multidisciplinar dentro da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

“É uma grande satisfação ver algo que construímos produzir resultado concreto lá na ponta. Estamos fazendo justiça social. A concessão da pensão é uma importante contribuição para as famílias que vivenciam a fragilidade e todo o contexto do Transtorno do Espectro Autista de nível severo, e uma conquista para o movimento das pessoas com autismo em Santa Catarina”, disse Dr. Vicente.

A pessoa com autismo severo tem déficit elevado das habilidades de comunicação e de sociabilidade, o que resulta não só em incapacidade laboral, como restringe sua efetiva participação social, conforme o deputado. “Estamos falando de pessoas que são dependentes de seus familiares e necessitam de suporte e tratamento constante com equipe multidisciplinar durante toda a vida.”

Em resposta à diligência solicitada pelo parlamentar, a Fundação Catarinense de Educação Especial  (FCEE) informou que há 3.807 educandos com TEA de nível 3 matriculados nos Centros de Atendimento Educacional Especializados (Caesp), que são as Apaes e Amas conveniadas com o governo.

Como ter acesso

Para requerer a pensão especial é preciso agendar atendimento na FCEE ou nas instituições credenciadas em todo o Estado.

No site da FCEE tem o passo a passo para solicitar a pensão. Bata acessar o link –  https://www.fcee.sc.gov.br/informacoes/servicos-fcee/pensao-especial-estadual-a-pessoa-com-deficiencia-mental-severa

Menos burocracia

Desde o início do ano, o deputado Dr. Vicente vem pressionando e discutindo com o governo do Estado a efetivação da lei. Na última semana ele se reuniu com o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto, para sugerir mudanças que podem simplificar e desburocratizar o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram