Fritz Müller 200 anos: Dr. Vicente quer legado do pesquisador na sala de aula - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Fritz Müller 200 anos: Dr. Vicente quer legado do pesquisador na sala de aula

Emoção marca entrega de honraria a mulheres que fizeram história na área da saúde
28 de março de 2022
Jaraguá: Deputado presta contas dos trabalhos realizados
28 de março de 2022

Fritz Müller 200 anos: Dr. Vicente quer legado do pesquisador na sala de aula

No próximo dia 31 de março será celebrado o bicentenário do nascimento do professor, pesquisador, médico e naturalista Fritz Müller, personagem ímpar da colonização alemã de Santa Catarina e da ciência brasileira. Como forma de resgatar seu legado, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) solicitou que conteúdos sobre a vida e a obra sejam incluídos na grade curricular obrigatória da rede educacional catarinense. Também por requerimento do parlamentar a Assembleia Legislativa realizará no dia 4 de abril, às 19 horas, sessão especial para marcar a passagem dos 200 anos de nascimento de Fritz Müller.

“Mesmo exaltados pela comunidade científica no Brasil e no exterior, os feitos de Fritz Müller são desconhecidos por grande parte dos catarinenses. Queremos que a sua história e seu legado científico inspirem as atuais e futuras gerações a irem mais longe, a se desafiarem na grande jornada pelo conhecimento”, disse Dr. Vicente. Alemão naturalizado brasileiro, Müller tem grande relevância para a ciência. Suas pesquisas, realizadas na então cidade de Desterro, hoje Florianópolis, ajudaram a consolidar um dos principais estudos da humanidade: a Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin.

Johann Friedrich Theodor Müller (1822–1897), que ficou mais conhecido como Fritz Müller, chegou ao Brasil em 1852, na primeira leva de alemães que veio ao Brasil construir uma nova vida na então Colônia Blumenau. Em 1865, quando era professor em Desterro, passou a trocar cartas com Charles Darwin e tornou-se um valioso colaborador do cientista britânico. Müller deixou um gigantesco legado naturalístico, tanto da flora como da fauna da região Sul do Brasil.

“O conhecimento que ele produziu ultrapassou fronteiras. Fritz Müller colocou o nosso país no mapa-múndi da ciência. Charles Darwin lhe deu a alcunha de “Príncipe dos Observadores” e imortalizou seus estudos ao citá-lo 17 vezes quando reeditou seu livro “A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural”, explicou Dr. Vicente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram