O segundo dia da missão internacional à Itália, foi marco por encontros na Embaixada do Brasil na Itália e na Associação das Câmaras Italianas do Comércio no Exterior.
No Palazzo Pamphilj a delegação foi recebida pelo embaixador Renato Mosca Souza. No encontro, os deputados apresentaram as potencialidades econômicas e turísticas de todas as regiões de Santa Catarina, assim como discutidos possíveis acordos comerciais para a exportação de produtos catarinenses ao país europeu.
O potencial econômico catarinense também foi apresentado em reunião com o secretário-geral da Associação das Câmaras Italianas do Comércio no Exterior, Domenico Mauriello. Foram discutidas também ações para facilitar e agilizar acordos financeiros entre Santa Catarina e Itália.
Acordo com a maior Universidade da Europa
A comitiva, liderada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso visitou a Universidade de Roma- La Sapienza. A comitiva foi foi recebida pelo professor Bruno Bota, pró-reitor de Relações Internacionais, e pela professora Donatella Stangio, delegada Sapienza para assuntos da América Latina.
Na universidade, os parlamentares assinaram a renovação de um termo de cooperação junto à Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e a possibilidade de parceria acadêmica com outras universidades catarinenses.
“Temos a possibilidade de fazer acordos de cooperação bilaterais com várias universidades do estado. Estamos esperançosos de levar facilitação para sermos o elo entre Sapienza e nossas universidades”, destaca Dr. Vicente. (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália, na Alesc.