Os 20 anos de fundação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Jaraguá do Sul repercutiram no Plenário da Assembleia Legislativa. Os parlamentares aprovaram Moção de Aplauso apresentada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).
Somente em 2023 o conselho aprovou, por meio de edital, a destinação de recursos para 12 projetos que totalizam mais de R$ 6 milhões, incluindo o projeto “Universidade Aberta à pessoa idosa”. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Direito à Pessoa Idosa, que são viabilizados por meio da captação de incentivos fiscais, principalmente do Imposto de Renda de Pessoa Física e Jurídica.
“A dedicação e seriedade dos mais de 40 membros que compõem o conselho está concretizada em ações de grande impacto na melhoria qualidade vida da pessoa idosa, e colocam Jaraguá do Sul em destaque. O trabalho de conscientização e orientação faz com que o dinheiro que iria para o governo federal fique na cidade e possa ser investido aqui”, afirmou o deputado que é autor da proposição que resultou na criação da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, na Assembleia Legislativa de SC.
Ele citou como exemplo os recursos destinados pelo conselho ao Hospital São José de Jaraguá do Sul ao longo dos anos, que ajudaram na implantação de um setor voltado para os idosos.
Mais pessoas contribuindo
Este ano as contribuições dos catarinenses na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo dos Direitos do Idoso cresceram 35%, totalizando R$ 14,4 milhões. Esse foi o melhor resultado do Brasil, destaca Dr. Vicente.
Todos os anos o deputado alerta empresas e pessoas físicas que é possível destinar parte dos recursos dos impostos para diversos fundos.