Dr. Vicente destaca trabalho de médico catarinense que liderou pesquisa de destaque internacional - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente destaca trabalho de médico catarinense que liderou pesquisa de destaque internacional

Lançamento: Atlas de Variação em Saúde busca aprimorar atendimento no país
23 de maio de 2022
Dr. Vicente revela preocupação com impacto de MP que altera a Lei do Aprendiz
23 de maio de 2022

Dr. Vicente destaca trabalho de médico catarinense que liderou pesquisa de destaque internacional

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso  destacou na tribuna da Assembleia Legislativa  um trabalho científico inovador no campo da neurociência sobre os transtornos psiquiátricos que envolvem ansiedade e medo. A pesquisa foi liderada pelo médico e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roger Walz, que recebeu no mês de maio o Prêmio Pesquisa de Destaque da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq/UFSC).

A pesquisa foi publicada na prestigiada revista científica Molecular Psychiatry, do Grupo Nature, e teve destaque internacional. “Que essa conquista se espalhe em todas as universidades e sirva de estímulo para que mais jovens se dediquem à ciência e para que o poder público invista  no setor”, afirmou o deputado.

Natural de São Francisco do Sul, Roger Walz lidera o projeto de pesquisa “Potenciais Marcadores de Prognóstico e Alvos Terapêuticos aplicáveis às doenças neurológicas e psiquiátricas”. Ele é  pesquisador  1A , considerado o mais alto nível na classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Quero parabenizar  todo esse trabalho e esforço do professor Roger, de sua equipe,  de todos os pesquisadores envolvidos e da UFSC. É realmente algo extraordinário no sentido de que manifestações psiquiátricas possam ser rastreadas no cérebro humano, possibilitando avançar no tratamento e em questões que ainda provocam uma série de dúvidas à ciência médica”, afirmou o deputado, que é médico neurologista.

O estudo, focado em detectar marcadores de doenças neurológicas e psiquiátricas, analisou amostras do tecido cerebral que é retirado de pacientes submetidos a neurocirurgia de epilepsia, recurso utilizado em pessoas que não respondem a nenhum dos medicamentos disponíveis. Dessa forma, tornou possível demonstrar de forma inédita a associação entre marcadores neuroquímicos específicos de estruturas cerebrais e manifestações clínicas de ansiedade em seres humanos. Isso ajuda a compreender manifestações psiquiátricas nos pacientes, principalmente aquelas que envolvem a ansiedade, o medo e o stress pós-traumático, conforme explicou o parlamentar.

Investimento em ciência

Em seu discurso, Dr. Vicente aproveitou para defender mais investimento em ciência. “Temos ilhas de desenvolvimento científico e tecnológico. Mas o  Brasil, devido à falta de  uma consciência maior, não só deste governo, mas também de outros  que o antecederam, dificulta  investimento maior em ciência e em tecnologia, na descoberta de novos talentos”,  criticou o deputado, afirmando que essa situação leva o país à dependência científica em muitas área do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram