A partir do dia 28 de agosto o Hospital e Maternidade São José, de Jaraguá do Sul, já poderá realizar cirurgias cardíacas de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde – SUS. O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) comemorou a informação da direção do hospital. Inaugurada em março deste ano, a ala de Cardiologia e Cirurgia Vascular do hospital vinha realizando até o momento procedimentos pouco invasivos, como cateterismo e angioplastia.
O acordo firmado entre o hospital e o governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, articulado com apoio do parlamentar, estabeleceu que os procedimentos de emergência de alta complexidade em cardiologia, de pacientes encaminhados pelas unidades de saúde de municípios da Amvali, serão direcionados ao hospital e serão totalmente custeados pelo Estado. Até então, esses pacientes eram direcionados ao município de Mafra para serem atendidos pelo SUS.
O processo se deu em etapas. Na primeira fase o hospital estava habilitado para realizar procedimentos pouco invasivos. Até início de agosto contabilizou a realização de 250 cateterismo cardíacos, 55 angioplastias e 6 marca-passos implantados, totalizando 311 procedimentos, sendo 282 pelo SUS.
A partir de agora o hospital entra na segunda etapa, que consiste na realização de cirurgias cardíacas. A direção comunicou à 17ª Regional de Saúde que a preparação, tanto do espaço físico como tecnológico, estaria concluída até esta segunda-feira, 28. Com isso, a instituição está apta a realizar cirurgias cardíacas de alta complexidade.
“Nosso agradecimento à secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, por ter participado da instalação da cirurgia cardíaca em Jaraguá do Sul, uma luta de décadas. Já constatamos que houve uma redução muito grande no óbito das pessoas que tiveram infarto agudo do miocárdio”, afirmou Dr Vicente.