Dr. Vicente defende criação de Centro de Referência para Autismo - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente defende criação de Centro de Referência para Autismo

Secretário de Infraestrutura confirma que obras em andamento na região da Amvali são de interesse do governo
2 de abril de 2023
Dr. Vicente comemora decisão que estabelece realização de cirurgias cardíacas pelo SUS em Jaraguá do Sul
16 de abril de 2023

Dr. Vicente defende criação de Centro de Referência para Autismo

Deputado também sugeriu realização de censo sobre população com Transtorno do Espectro Autista em SC

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) requereu ao governo do Estado a implantação de Centros de Referência no Transtorno do Espectro Autista. Ele também defende que Santa Catarina realize um censo para aferir a realidade sobre a população com autismo no estado. As indicações do parlamentar foram aprovadas pelo Plenário da Alesc e anunciadas durante a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Autismo, que ocorreu nesta terça-feira, 4, no auditório do Legislativo estadual.

Dr. Vicente é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e argumenta que Santa Catarina, assim como o governo brasileiro, não tem informações sobre quantos são os autistas, qual o nível de intensidade do autismo, de que forma esse público está distribuído e o perfil social.  Ele defende que o censo seja realizado a cada quatro anos.

“Entendo que ter esse panorama é fundamental para que o governo possa  traçar estratégias e direcionar esforços e dinheiro público em ações assertivas de inclusão e para efetivar direitos que a pessoa com autismo tem”.

Sobre a criação dos Centros de Referência no Transtorno do Espectro Autista, Dr. Vicente citou exemplos dos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul onde essas estruturas já são realidade.

“Sem dúvida nenhuma avançamos em leis para assegurar direitos à pessoa com autismo. Mas as principais demandas das famílias continuam sendo o básico, ou seja: acesso a diagnóstico precoce e tratamento multidisciplinar na rede pública.  É visto que a demanda será cada vez maior e o instrumento que estamos propondo,  aliado ao apoio constante às Apaes e Amas, deve ser  foco do governo catarinense.”

Pensão para autista severo

Ainda no ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Autismo, Dr. Vicente falou sobre a implantação da lei estadual 18.557/2022, de sua autoria. A legislação estabelece a concessão de pensão especial no valor de um salário mínimo mensal a pessoas de baixa renda com Transtorno do Espectro Autista  nível 3, o mais severo.

Ele afirmou que tem discutido com o governo e com a Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE a efetivação da legislação. “Estamos vigilantes. Acompanho o esforço do governo estadual para que isso aconteça sem empecilhos legais ou burocracia exagerada”.

O trabalho realizado pelas 197 Apaes e as 31 AMAs que atuam em Santa Catarina foi resaltado pelo parlamentar que  também defendeu a capacitação de professores para o  atendimento dos alunos autistas em sala de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram