Dr. Vicente critica fala de ministro e defende inclusão de deficientes nas escolas - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente critica fala de ministro e defende inclusão de deficientes nas escolas

Dr. Vicente apoio demandas da Vila Itoupava
22 de agosto de 2021
Dr. Vicente recebe prefeito e confirma mais de R$ meio milhão em recursos para Corupá
26 de agosto de 2021

Dr. Vicente critica fala de ministro e defende inclusão de deficientes nas escolas

Dr. Vicente critica fala de ministro e defende inclusão de deficientes nas escolas

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB)  criticou a fala do ministro da Educação,  Milton Ribeiro, que em entrevista na semana passada afirmou que alunos com necessidades especiais atrapalham o aprendizado das outras crianças sem a mesma condição. Para o parlamentar, a fala do ministro revela falta de conhecimento técnico e de empatia.

Em seu canal no Twitter o deputado postou: “Como presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, e como cidadão, repudio a fala do ministro da Educação contra a inclusão de alunos com deficiência nas turmas regulares. Caro ministro, o que “atrapalha” é falta de empatia e o desconhecimento técnico. O retorno das classes especiais significa segregação e discriminação das pessoas com deficiência. A integração de uma criança com outros alunos, sendo especial ou não, é uma oportunidade de crescimento que potencializa aprendizagens.”

Decreto que tentou barra alunos deficientes foi revogado

Em outubro do ano passado, professores, especialistas em educação e representantes de entidades dedicadas às pessoas com deficiência, que participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência,  rechaçaram o decreto federal 10.502/2020, que pretendia alterar a Política Nacional de Educação Especial (PNEE). A medida possibilitava a recriação das classes especiais para alunos com deficiência, separando-os dos demais alunos. Devido à pressão social o decreto foi revogado.

Na ocasião, o deputado Dr. Vicente lembrou que em Santa Catarina  havia 17 mil alunos especiais matriculados na rede pública de ensino. “Não podemos retroceder. É preciso avançar. O decreto, além de ir contra avanços pedagógicos de inclusão e socialização, não cumpre os preceitos legais, ignora todos os tratados internacionais nos quais o Brasil é signatário, que asseguram ao aluno com deficiência o direito de estar na escola regular, integrado aos demais alunos”, afirmou Dr. Vicente.

Durante a audiência pública na Alesc, a  possibilidade de criação de turmas especiais foi avaliada como segregadora, preconceituosa e  antipedagógica. Os participantes defenderam o governo federal deveria focar nos reais obstáculos existentes aos deficientes, como  as dificuldades de mobilidade e de acessibilidade, a falta de professores capacitados em pedagogia inclusiva,  e não em questões  já consolidadas e estruturadas que garantem o direito do aluno deficiente ao ensino regular.

A possibilidade de criação de turmas especiais foi avaliada como  segregadora, preconceituosa e  antipedagógica.

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram