18/02/2025
A ampliação da faixa etária para a vacinação gratuita contra a dengue foi comemorada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB). O parlamentar vinha solicitando a medida como estratégia para conter o alto número de casos da doença em Santa Catarina.
“Muito importante essa mudança na estratégia para reverter o baixo índice de adesão à vacina. Apenas cerca de 44% do público-alvo foi imunizado. A ampliação vai permitir que mais pessoas recebam a proteção necessária e irá impedir que imunizantes sejam jogados foram devido a perda da validade”, destacou Caropreso.
A primeira medida foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde no início da semana passada, autorizando os municípios que já vacinam adolescentes de 10 a 14 anos a estenderem a aplicação para jovens de até 16 anos.
Já o Ministério da Saúde publicou uma portaria na última sexta-feira (16) permitindo que doses próximas ao vencimento sejam aplicadas em faixas etárias ampliadas. Vacinas com validade de dois meses poderão ser administradas em pessoas entre 6 e 16 anos. Já aquelas com apenas um mês de validade estarão disponíveis para quem tem entre 4 e 59 anos, podendo ainda ser redistribuídas para municípios que não estavam contemplados na campanha de imunização.