O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), ex-secretário de Estado da Saúde, assinou, junto como outros 38 parlamentares, o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar se houve irregularidades na compra de 200 respiradores artificiais pelo governo estadual que ainda não foram entregues. O pedido de CPI foi aprovado por unanimidade na tarde desta quarta-feira, 29, pelo plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A compra dos 200 respiradores artificiais foi feita com dispensa de licitação, ao custo de R$ 33 milhões. O pagamento total foi realizado no início do mês de abril, no ato da compra. A empresa descumpriu o contrato e a entrega dos respiradores, que deveria ter ocorrido no decorrer do mês de abril, segue indefinida.
O deputado afirmou que espera que o governo seja rápido em esclarecer os fatos para que a sociedade conheça a verdade com relação à compra de respiradores artificiais, altamente necessários para enfrentar a pandemia do Covid-19, e que o processo da CPI não seja conturbado por interesses políticos.
“É hora de responsabilidade de quem é pago para defender os interesses do povo. A vida das pessoas, o enfrentamento da pandemia, deve estar em primeiro lugar. Vários municípios, como Concórdia, já estão com dificuldade em ofertar leitos de UTIs. Que esse processo de investigação não seja conturbado e não haja uso político da situação. Clamo aos deputados que se coloquem no lugar de quem está lá fora e precisa de atendimento médico de qualidade, seja jovem ou idoso”, defendeu o deputado Dr. Vicente.
Afastamento do Secretário
Os deputados estaduais também aprovaram por unanimidade requerimento da comissão especial que tem o objetivo de acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas ao novo coronavírus pedindo ao governador o imediato afastamento do secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, devido aos indícios de irregularidades na compra dos 200 respiradores artificiais.