Deputado Dr Vicente propõe criação de Comissão dos Direitos dos Idosos - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Deputado Dr Vicente propõe criação de Comissão dos Direitos dos Idosos

Saiu na Imprensa | Agência AL
27 de novembro de 2018
Saiu na Imprensa | Jornal Impacto
29 de novembro de 2018

Deputado Dr Vicente propõe criação de Comissão dos Direitos dos Idosos

Nesta semana o deputado estadual, Dr. Vicente Caropreso (PSDB), protocolou um Projeto de Resolução que tem como proposta alterar o regimento interno da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), acrescentando dispositivos para criar a Comissão dos Direitos dos Idosos.

De acordo com o parlamentar, o Brasil não é mais um país de jovens. A ideia de um país jovem está perdendo espaço para a mais recente tendência mundial: o aumento do número de pessoas idosas e ativas na sociedade. “Aos poucos, a pirâmide etária brasileira vai se invertendo. Os índices de natalidade caíram, os  avanços da medicina e claro, a melhoria da qualidade de vida em geral. O meu objetivo é acompanhar os planos e programas governamentais e  fiscalizar os recursos destinados aos projetos e programas destinados aos idosos”.

Nos últimos 30 anos, a população idosa aumentou de forma significativa.  Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com 60 anos ou mais de idade passou de 14,2 milhões, em 2000, para 19,6 milhões, em 2010, devendo atingir 41,5 milhões, em 2030, e 73,5 milhões, em 2060.

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou, segundo o IBGE. Em 2017, a média de vida de um cidadão brasileiro é de 75 anos. As brasileiras vivem, em média, 78 anos em comparação com 72 dos homens. Santa Catarina tem a maior expectativa de vida de todos os estados brasileiros. “Exatamente isso me motivou a criar essa comissão, pois a média aqui no estado é de 79,1 anos (acima da média nacional que é de 75,8)” informou Caropreso.

Ele ainda ressalta que a sociedade, os orgãos públicos, as entidades civis e sociais têm que voltar o olhar à pessoa idosa, enxergando como uma camada da população que necessita conhecer seus direitos, para exercê-los e reivindicá-los. A ideia é de criar a comissão permanente dos direitos dos idosos no âmbito da Alesc, desvinculando esse tema da Comissão dos Direitos Humanos.

Além disso, Caropreso também enalteceu sobre as condições sociais, econômicas e epidemiológicas típicas desse grupo da sociedade, “Isso desafia o Estado a fortalecer as políticas públicas existentes, além de criar novas políticas que possam atender às necessidades e implementar os direitos da pessoa idosa. Tudo isso com  o objetivo de proporcionar qualidade de vida a essa camada que cresce significativamente” concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram