O plenário da Assembleia Legislativa também aprovou uma indicação do deputado Dr. Vicente solicitando ao governo do Estado a construção de uma sede própria para a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI. Conforme o parlamentar, a estrutura funciona hoje em uma casa alugada, com estrutura deficitária e que não oferece o espaço adequado para o atendimento, além de carecer de investimento em móveis e equipamentos de informática.
Na indicação, o deputado destacou o número elevado de ocorrências registradas na delegacia. Só no ano passado foram mais 1,8 mil boletins de ocorrência. “Infelizmente, há um aumento gradativo de casos de violência contra a mulher. É preciso estrutura física e de pessoal adequada para atender essas mulheres, muitas com filhos, que estão em uma situação de grande vulnerabilidade. Também é preciso que esse espaço disponha de equipamentos que garantam aos servidores condições de realizar as suas atividades e o atendimento dessas pessoas com qualidade e profissionalismo.”
Violência contra a Mulher
Nas redes sociais o deputado Dr. Vicente afirmou que Santa Catarina tem problema grave e que envergonha SC para resolver: a violência contra a mulher. Ele postou dados do Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre Violência contra a Mulher, que revelam que em 2021, a cada dia, nove mulheres foram vítimas de estupro.
“Não é só um problema do nosso Estado, é um problema do Brasil!. Mas somos o 6º no ranking desse crime silencioso e que muitas vezes nem é notificado. É preciso Delegacias da Mulher estruturadas, que garantam proteção, assistência e que encorajem as mulheres a denunciar”.