O deputado Dr. Vicente Caropreso e membros da Federação Catarinense de Surf – Fecasurf se reuniram com o presidente da Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte, Paulo André Jukoski da Silva, o medalhista olímpico Paulão do Vôlei. O encontro, realizado na sede da Fesporte, nesta quarta-feira, 28, tratou do apoio do governo estadual para a realização do 1º Circuito Parasurf de Santa Catarina (modalidade de surf adaptado para pessoas com deficiência).
O projeto do evento foi bem aceito pelo presidente da Fesporte. Paulão garantiu apoio à realização do circuito. Ele determinou que a equipe técnica da fundação analise a proposta. Uma nova reunião será marcada para definir encaminhamentos.
O objetivo da organização é que o campeonato aconteça neste ano. Serão três etapas: litoral Norte, Leste e Sul do estado. Além de fomentar a inclusão esportiva, o evento tem entre os objetivos criar ambiente competitivo, capacitando atletas catarinense para a futura inserção da modalidade nas Paralimpíadas de 2028, explicou o presidente da Fecasurf, Renato Melo.
Dr. Vicente, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou que o apoio do governo é fundamental para que o evento aconteça. “Santa Catarina será o primeiro estado a realizar um Circuito Estadual de Parasurf. É um investimento que trará visibilidade, movimentará a economia e dará apoio aos atletas e ao desenvolvimento do esporte. Nossa comissão tem trabalhado para o desenvolvimento do paradesporto catarinense, que ainda recebe pouco investimento para a formação de atletas de alto nível. Precisamos mudar esse cenário.”
SC é destaque no esporte
Santa Catarina é um grande celeiro de atletas de surf, e no paradesporto não é diferente. Em 2022, dos cinco títulos mundiais que o Brasil conquistou no parasurf ou surf adaptado, três foram de atletas catarinenses. “Comprova o potencial esportivo e a necessidade da realização de competições de alto nível em território catarinense para que novos atletas sejam revelados, possam se desenvolver e se destacar em nível nacional e internacional”, pontuou o deputado.