O Poder Legislativo aprovou cinco Moções de Apoio, de autoria do vereador Marcelindo Carlos Gruner, endereçadas aos eleitos do pleito de outubro, Jair Bolsonaro, Carlos Moisés, Carlos Chiodini, Fábio Schiochet e Vicente Caropreso, Presidente da República, Governador do Estado e Deputados Federais e Deputado Estadual, respectivamente. As Moções foram subscritas, também, por Arlindo Rincos, Celestino Klinkoski, Eugênio José Juraszek, Isair Moser, Jackson José de Ávila e Jaime Negherbon.
Em uma das moções é citada a expressiva votação de Jair Bolsonaro em Jaraguá do Sul (83,23%) e no Estado (75,99%) e considera ainda que “os objetivos do presidente eleito de realizar um governo liberal democrata, tendo como prioridade a segurança, a saúde e a educação; considerando que o presidente eleito pretende investir de forma inteligente na prestação de serviços de saúde”.
Em outras duas, cita ainda as bandeiras defendidas pelos deputados federais eleitos, saúde, educação, segurança, infraestrutura, inovação e empreendedorismo, de Carlos Chiodini e valores familiares, morais, transparência e honestidade, defendidos por Fábio Schiochet. Da mesma forma Marcelindo Gruner também manifesta apoio ao futuro governador, Carlos Moisés, considerando “o clamor popular pela renovação das diretrizes políticas e busca de novas lideranças”, diz o texto.
E a última moção faz menção de apoio ao deputado estadual Vicente Caropreso, reconduzido à Assembleia Legislativa. Defendendo as proposições em plenário, Gruner afirmou que é o momento de dar um voto de apoio aos eleitos em outubro.