A aprovação do projeto de lei 253/2018, que moderniza o atual código sanitário catarinense, é uma das metas do deputado Dr. Vicente Caropreso para este ano. O projeto do Executivo está em análise na Comissão de Finanças. Entre os avanços, o parlamentar destaca a criação do mecanismo da autodeclaração e autoinspeção para empreendimentos de baixo risco sanitário. Nesses casos, a fiscalização será feita por amostragem para confirmar a situação.
“Diria que é um dos projetos mais importantes em tramitação, principalmente neste momento em que é preciso desburocratizar e modernizar a legislação para estimular e facilitar a vida do empreendedor e fomentar a geração de empregos. Criaremos as condições para agilizar o processo de concessão e de renovação do alvará sanitário, sem colocar em risco a saúde da população.”
A modernização do atual Código de Vigilância Sanitária, criado em 1983, foi idealizada pelo deputado Dr. Vicente durante o período em que ocupou o cargo de secretário de Saúde no governo Raimundo Colombo, em 2017.