Alesc votará projeto que estabelece validade indeterminada a atestados por deficiência permanente ou autismo - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Alesc votará projeto que estabelece validade indeterminada a atestados por deficiência permanente ou autismo

Educação Especial: Pautas do Dr. Vicente têm respaldo da FCEE
20 de agosto de 2023
10 ANOS: Programa de Dr. Vicente sobre dicas de saúde completa uma década no ar
20 de agosto de 2023

Alesc votará projeto que estabelece validade indeterminada a atestados por deficiência permanente ou autismo

Iniciativa dos deputados Dr. Vicente Caropreso, Júlio Garcia, Sergio Guimarães e Mauro de Nadal beneficiará famílias que precisam apresentar laudos recentes para acessar direitos, mesmo que o quadro clínico seja irreversível

 

O Plenário da Assembleia Legislativa vota na próxima semana o projeto de lei que estabelece validade indeterminada a laudos médicos que atestem deficiência permanente ou autismo em Santa Catarina.  A proposta tem origem em projetos de lei dos deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Júlio Garcia (PSD), Sergio Guimarães (União Brasil) e Mauro de Nadal (PMDB), que foram unificados em uma única proposta de lei.

 Na última terça-feira, 15, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a matéria, mantendo o substitutivo global aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o parecer do deputado Dr. Vicente que agrupou as propostas em tramitação.

 “Algumas propostas tratavam apenas dos laudos para autismo. A nossa era mais ampla, abrangendo autismo e as demais deficiências de caráter permanente. Dessa forma, agrupamos tudo em um único projeto. Esse entendimento foi mantido na CCJ e será votado em plenário”, explica Dr. Vicente.

 Todos os quatro projetos foram apensados ao projeto de Lei (PL) 351/2022, do deputado Mauro de Nadal, que era o mais antigo em tramitação, conforme determina o regimento interno da Alesc.

Na prática, o projeto trará alívio para várias famílias que precisam constantemente realizar consultas médicas para ter laudo atualizado para a concessão de benefícios garantidos em lei.  “Não faz sentido o poder público exigir renovação constante de laudo quando à deficiência, seja física, intelectual ou por autismo, de natureza irreversível. É algo que gera grande transtorno e custos para as pessoas com deficiência e seus familiares.”

Mudança por avanço da medicina

A CCJ também manteve a emenda do deputado Dr. Vicente incluindo mecanismo para que o quadro de saúde do beneficiado pela legislação possa ser revisto em caso de avanço da medicina. “A medicina tem avançado muito. Novos tratamentos surgem e podem mudar a realidade de um paciente. Assim, o laudo poderá ser revisto por exigência médico-legal, ou por critérios técnicos e científicos.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram