Alesc vai discutir o Turismo inclusivo em Santa Catarina - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Alesc vai discutir o Turismo inclusivo em Santa Catarina

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência faz balanço de ações
3 de julho de 2019
NO PLENÁRIO
Alesc vai discutir o Turismo inclusivo em Santa Catarina
4 de julho de 2019

O turismo acessível, acessibilidade urbana e adaptação de atividades turísticas serão abordados em seminário no parlamento catarinense.

Em reunião na manhã desta quarta-feira (03), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa aprovou a realização de “Seminário Catarinense de Turismo Acessível”, que será realizado no dia 22 de outubro no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa, e tem como objetivo promover a discussão sobre a estruturação e transformação dos destinos e produtos turísticos de Santa Catarina em locais acessíveis.

De acordo com o presidente do colegiado e autor da proposta, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), promover o Turismo Acessível significa garantir que todos os cidadãos com deficiência ou mobilidade reduzida sejam capazes de alcançar e utilizar serviços e equipamentos turísticos com segurança e autonomia.

O parlamentar salienta que a acessibilidade não é privilégio. Todos têm direito a acessar serviços de lazer e turismo em igualdade de condições.

Segundo a ONU, existem no mundo 500 milhões de pessoas com deficiência. No Brasil, são 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, representando quase 23,9 % da população total.

Além dos deficientes, alguns idosos apresentam restrições de mobilidade e precisam de mais segurança e estruturas e equipamentos adaptados. Apesar do mercado significativo, existem pouquíssimas empresas turísticas em Santa Catarina e no Brasil adaptadas a atender esse público-alvo com qualidade.

“O debate sobre acessibilidade urbana e à adaptação de atividades turísticas é primordial para verificar as políticas efetivas viabilizadas por gestores públicos e privados no desenvolvimento do turismo acessível nos destinos turísticos”, assinala Caropreso.

O seminário vai reunir profissionais da iniciativa privada, comunidade acadêmica, representantes do poder público, gestores públicos e da iniciativa privada, profissionais que atuam no turismo, pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, profissionais dos cursos de Turismo, Hotelaria, Arquitetura, Engenharia e entidades do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram