Alesc debate Avaliação Biopsicossocial e o Novo Plano Nacional Viver Sem Limite nesta segunda-feira (27) - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Alesc debate Avaliação Biopsicossocial e o Novo Plano Nacional Viver Sem Limite nesta segunda-feira (27)

Combate ao Câncer Infantil: Dr. Vicente homenageia médicos que se destacaram no tratamento da doença em SC
25 de novembro de 2023
Dr. Vicente  trabalha para garantir aporte de recurso na Saúde no orçamento de SC
25 de novembro de 2023

Alesc debate Avaliação Biopsicossocial e o Novo Plano Nacional Viver Sem Limite nesta segunda-feira (27)

 A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira, 27, o Fórum Inclusão Social: Avaliação Biopsicossocial e o Novo Plano Nacional Viver Sem Limite II. A abertura do evento acontece às 8 horas na sede do Parlamento Catarinense, na capital. A programação encerra às 17 horas. O evento irá debater duas novas ações que têm o objetivo de ampliar a visão sobre deficiência e inclusão e unificar as políticas públicas voltadas a essa parcela da sociedade. 
 
 O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conde/SC e a Fundação Catarinense de Educação Especial são parceiros do evento. 
 
 “Será um momento muito importante para discutir a regulamentação e implementação da Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência pelo governo federal e também pelos estados e municípios. Nada de nós sem nós! Será um novo modelo de avaliação e precisa ser modelado ouvindo a sociedade, com a participação das pessoas com deficiência e as suas entidades representativas”, frisa o deputado Dr. Vicente Caropreso, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc. 
 
 A implementação da avaliação biopsicossocial é imposta pela Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU, da qual o Brasil é signatário, e já está prevista na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência desde janeiro de 2018. É um olhar ampliado sobre a deficiência. Além do laudo médico reforçando que a deficiência é uma patologia, também vai abranger fatores biológicos, psicológicos e sociais, em uma perspectiva dos direitos humanos, da inclusão social e econômica.
 
 “Teremos um modelo único de classificação e valoração das deficiências para uso em todo o território nacional e que irá balizar o acesso a direitos como gratuidade do transporte coletivo e leis de incentivo econômico. Também irá unificar as políticas públicas governamentais voltadas às pessoas com deficiência. Um grupo de trabalho interministerial, no governo federal, trabalha na regulamentação do modelo”, explica o parlamentar.
 
 Viver Sem Limite
 
O coordenador-geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José do Nascimento Ferreira, participará do evento. Ele irá palestrar sobre o Novo Plano Nacional Viver Sem Limite II. Lançado este mês pelo governo federal, o plano revisa e amplia as ações propostas na primeira versão do programa lançado em 2012.
 
 Coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos, investirá em iniciativas de proteção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. As ações do plano foram elaboradas com base em consulta pública e estão delineadas a partir dos eixos gestão e participação social; enfrentamento ao capacitismo e à violência; acessibilidade e tecnologia assistiva; e promoção do direito à educação, à assistência social, à saúde e aos demais direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. O governo anunciou que irá investir na execução do plano R$ 6,5 bilhões ao longo dos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram