Estado dispões de apenas um centro especializado, que fica na capital
Jaraguá do Sul poderá abrigar um centro de resgate e tratamento de animais silvestres em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA. O deputado estadual Dr. Vicente intermediou nesta quarta-feira, 9, reunião entre representantes da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente – Fujama com o presidente do Instituto, Daniel Netto, para discutir a formalização de um convênio para fazer a gestão da fauna resgatada no município.
No ano passado a Fujama realizou mais de 650 resgates de animais silvestres. Só este ano já foram mais de 200 ocorrências. A tendência é que os números continuem a aumentar devido à expansão das áreas urbanas.
Na reunião ficou definido que uma equipe do IMA irá ao município para realizar uma visita técnica e conhecer a área e as instalações de que o município dispõem para instalação de uma futura estrutura e o trabalho desenvolvido pela entidade. “Foi uma primeira reunião e agora serão feitas avaliações para ver qual o modelo e a forma dessa parceria, que poderia ser até a de um atendimento regional, mas tudo isso ainda será estudado”, explicou o presidente da Fujama, Ivo Schmitt Filho.
O presidente do IMA, Daniel Netto, revelou a intenção de criar centros regionais de resgate da fauna e mostrou grande interesse na proposta apresentada pela Fujama. Hoje a entidade dispõe de apenas um centro especializado no tratamento, reabilitação e reintrodução de animais silvestres na natureza, que fica na capital. “É um importante avanço. O IMA mostrou interesse em fazer esse projeto acontecer. É um olhar para o futuro. Que bom que a administração de Jaraguá do Sul tem essa vontade. O município tem várias áreas passíveis de serem utilizadas. Vamos acompanhar esse processo”, destacou o deputado Dr. Vicente Caropreso.
Uma indicação parlamentar solicitando ao governo a instalação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, em parceria com a Fujama, foi aprovada pelo Plenário do Legislativo.