Para marcar o Dia internacional da Mulher, o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) homenageou três mulheres pela atuação destacada na área da saúde de Jaraguá do Sul. O plenário da Assembleia Legislativa aprovou moções de aplauso para Leonir Tschoeke krawulski, uma das primeiras parteiras do município; Irmã Ivone Antonio Fernandes, responsável pela maternidade do Hospital São José entre 1986 e 2000; e Ieda Maria Schroeder Galastri, primeira médica a atuar na cidade.
“Leonir ajudou a colocar no mundo cerca de 13 mil crianças, durante mais de 30 anos, em um período em que havia poucos médicos na cidade. A irmã Ivone, além de comandar a ala da maternidade durante 14 anos, foi pioneira na introdução de ações de humanização do parto. Já a médica ginecologista Ieda enfrentou diversas resistências por ser uma mulher na medicina em um período em que poucas mulheres se formavam médicas. Todas carregam a marca da superação de preconceitos, do profissionalismo, da dedicação ao próximo e da coragem”, afirmou o deputado.
Ele destacou que o Dia Internacional da Mulher deve ser um dia de reflexão sobre igualdade de gênero, sobre a igualdade de oportunidades. “Meu respeito e admiração a todas as mulheres que, mesmo com tantos obstáculos, conquistam seu espaço, buscam seus direitos e fazem história. A igualdade de gênero é uma pauta nossa e deve ser também de toda a sociedade”