Deputado media reunião entre FCEE e instituições sobre implantação do Programa Gente Especial - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Deputado media reunião entre FCEE e instituições sobre implantação do Programa Gente Especial

Dr. Vicente cobra implementação da lei que garante distribuição gratuita de canabidiol pelo SUS em SC
15 de julho de 2025
Com voto do deputado Dr. Vicente, CCJ aprova proposta de regulamentação dos bingos beneficentes
15 de julho de 2025

Deputado media reunião entre FCEE e instituições sobre implantação do Programa Gente Especial

08/05/2025

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (8), em seu gabinete na Assembleia Legislativa, para discutir os avanços e os desafios enfrentados pelas instituições parceiras da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) na implementação do Programa Gente Especial.

Participaram do encontro a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite; a presidente da Federação das AMAs de Santa Catarina (Feamas), Cátia Franzoi; e o presidente da Federação das Apaes (Feapaes), Osmar Minatto. O programa, do Governo do Estado, estabelece repasses financeiros e diretrizes para o atendimento de pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista em Santa Catarina, realizado por Apaes, AMAs e demais instituições parceiras.

Durante a reunião, representantes das entidades relataram dificuldades para se adequar às exigências do novo modelo, especialmente em relação à prestação de contas e aos valores repassados pelo Estado.

“Estamos preocupados com essa situação. Nosso papel, como Comissão, é justamente mediar esses desafios e garantir que nenhuma pessoa fique sem o atendimento necessário. Tivemos uma reunião produtiva e esclarecedora. Estamos atentos e comprometidos com essa pauta”, afirmou o deputado Dr. Vicente.

A presidente da FCEE se comprometeu a analisar individualmente a situação de cada instituição mais impactada, buscando soluções em conjunto. Também foi confirmado que o Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Saúde, apresentará uma ação para garantir o acesso às terapias para alunos autistas de nível 1 e 2 matriculados na rede estadual de ensino. Esse grupo deixou de ser atendido pelas AMAs, gerando preocupação entre familiares e profissionais.

Dr. Vicente reforçou que a Comissão continuará acompanhando de perto a situação. “Nosso compromisso é com a inclusão, o cuidado e a garantia de direitos para todas as pessoas com deficiência em Santa Catarina”, concluiu.

Apoio dos municípios

Na reunião também foi abordada a necessidade de maior participação dos municípios no apoio aos atendimentos realizados pelas Apaes e AMAs. A questão será levada à Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para discussão e articulação conjunta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram