Dr. Vicente luta em prol da Instalação de Consulado Italiano em Santa Catarina

Caropreso denuncia precariedade de atendimentos nas agências do INSS
18 de abril de 2018
Agricultura sinaliza apoio para equipar laboratório de pesquisa sobre o maruim
25 de abril de 2018

Dr. Vicente luta em prol da Instalação de Consulado Italiano em Santa Catarina

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) irá coordenar os trabalhos parlamentares para instalação de um Consulado Italiano em Santa Catarina. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (25), durante café da manhã em seu gabinete com a presença de 11 deputados estaduais de origem italiana e representantes de entidade ligadas a causa.

De acordo com o deputado, Santa Catarina é o segundo Estado brasileiro com o maior número de descendentes de italianos, chegando a 67%. Atualmente, eles são atendidos no Consulado de Curitiba cuja capacidade de trabalho está exaurida.

“Vamos enviar uma carta de intenções ao embaixador da Itália e ir até aquele país reivindicar essa demanda. A implantação da estrutura consular terá repercussão imediata no intercâmbio cultural e tecnológico entre os dois países”, afirmou Caropreso.

Diego Mezzogiorno, da Câmara de Comércio e Indústria da Itália, destaca que a carta de intenção aponta os porquês, os percentuais, e a necessidade de melhoria de atendimento aos descendentes ítalo-catarinenses. “Já temos o apoio formal do embaixador da Itália, do governo catarinense e agora temos o apoio dos parlamentares. É uma conquista que trará melhor tratamento aos ítalo-catarinenses. Mais proximidade da União Europeia e consequentemente, laços econômicos, culturais e sociais com a Itália.”

Santa Catarina possui aproximadamente quatro milhões de habitantes que podem ser cidadãos italianos. A primeira colônia italiana fora das Américas se instalou, por meio de 120 famílias, em São João Batista no ano de 1836.

Além de Caropreso, os deputados Valdir Cobalchini e Cleiton Salvaro serão responsáveis por dar andamento aos trabalhos. Participaram do encontro os deputados Moacir Sopelsa, Rodrigo Minotto, Padre Pedro Baldissera, Valmir Comin, Cesar Valduga, Neodi Saretta, Luciane Carminatti e Carlos Chiodini.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *