Últimas postagens

História do Coronavírus

Há semanas este é o principal assunto da imprensa falada, escrita, televisionada e na Internet. Embora tanto se fale, muita gente ainda tem dúvidas e não sabe bem a diferença entre Coronavírus, novo Coronavírus e Covid-19.

Vamos tirar as dúvidas?

Coronavírus e Novo Coronavírus são os nomes dos vírus, e CoViD-19 é o nome da doença provocada pelo Novo Coronavírus.

Identificados nos anos 1960, os Coronavírus pertencem à subfamília taxonômica Orthocoronavirinae da família Coronaviridae, da ordem Nidovirales. Eles se subdividem em vários gêneros, espécies e cepas. Alguns atacam animais, outros afetam a espécie humana, causando desde doenças leves, com sintomas parecidos ao de um resfriado comum, até doenças graves como a SARS, a MERS e atual CoViD-19.

O Coronavírus ficou conhecido mundialmente em 2002 quando causou a SARS – a Síndrome Respiratória Aguda Grave – doença que se espalhou para vários países a partir da China fazendo cerca de 800 vítimas – 10% das 8.000 pessoas que se infectaram.

Uma nova cepa de Coronavírus, surgida na Jordânia em 2012, causou a MERS – a Síndrome Respiratória do Oriente Médio – enfermidade que se disseminou no Oriente Médio e chegou até a Coréia do Sul, vitimando 35% das 2.500 pessoas que se contaminaram, doença que apresentou o impressionante índice de letalidade de 35%.

E na China, em 2019, surgiu outra linhagem do vírus – o Novo Coronavírus – responsável pela doença CoViD-19 que está provocando esta pandemia. Seu índice de mortalidade é de 3 a 4%, mas a sua capacidade de transmissão é muito, muito maior do que as dos demais vírus, pois ele se transmite mesmo por pessoas sem nenhum tipo de sintoma e tem uma capacidade e velocidade de reprodução muito superior as dos demais.

Como prevenção, lave as mãos, evite aglomerações e use máscara!

Se você não tem nenhum sintoma, deve usar para não transmitir a doença sem saber.

Se você é dos grupos de risco, deve usar máscara para se proteger.

Cuide de si, e de todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top