Últimas postagens

DIA DO ORGULHO AUTISTA

Desde 2005, ano em que foi criado nos EUA, e hoje comemorado internacionalmente no dia 18 de junho, o Dia do Orgulho Autista tem como objetivo mudar a visão dos meios de comunicação e da sociedade sobre o Autismo, passando da condição de “doença” para a de “diferença”.

Devemos parabenizar o esforço e a dedicação dos dirigentes das Associações dos Amigos dos Autistas (AMAs) por haverem encampado essa celebração da neurodiversidade não como doença, mas sim como características únicas que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam.

O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e também da sociedade em geral, assegurando que as pessoas com TEA não sejam vistas como doentes, mas sim como pessoas que possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas. Essa é a essência da comemoração!

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALESC, da qual sou presidente, tem realizado vários eventos para levar conhecimento e discutir políticas públicas para os autistas em SC, acontecimentos esses em que reunimos cerca de 2.000 pessoas nos três primeiros encontros promovidos.

Devemos sempre manter o pensamento na melhor forma de atender quem precisa do nosso apoio para realizar sua plena integração.

Uma data como o Dia do Orgulho Autista, ao celebrar o autismo como condição humana e não como enfermidade, é emblemática na luta pelo abrangimento e inclusão social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top