Agricultura sinaliza apoio para equipar laboratório de pesquisa sobre o maruim

Dr. Vicente luta em prol da Instalação de Consulado Italiano em Santa Catarina
25 de abril de 2018
Deputado Dr. Vicente visita abrigo de acolhimento em Jaraguá do Sul
2 de maio de 2018

Agricultura sinaliza apoio para equipar laboratório de pesquisa sobre o maruim

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) saiu satisfeito da reunião com o secretário-adjunto da Agricultura, Athos de Almeida Lopes Filho, nesta quarta-feira (25). O encontro tratou da possibilidade de a Secretaria equipar um laboratório, em Jaraguá do Sul, para a conclusão da pesquisa sobre o controle biológico do maruim.

Para Caropreso, as alternativas encontradas vão garantir a continuidade da pesquisa e um aproveitamento de materiais que estão em desuso. “Essa é uma postura que deve ser copiada por todos os setores do governo, aproveitando máquinas que não estão sendo utilizadas para que realmente possam servir para um estudo tão importante. A situação do maruim é preocupante e deve ser considerada como questão de saúde pública”, pontuou o parlamentar.

Ele lembrou que outra alternativa levantada durante a reunião foi a de que as Câmaras de Vereadores dos municípios envolvidos avaliem juridicamente a possibilidade de colaborar com a compra de um dos equipamentos, que chega ao valor de R$ 400 mil.

A secretária executiva da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), Juliana Demarchi, participou da reunião e apresentou de que forma a pesquisa vem sendo realizada atualmente. Ela também reforçou o porquê é necessário esse apoio do governo.

“Toda a região tem sofrido é uma questão de saúde pública e econômica, pois as consequências do maruim afetam o turismo, a agricultura e o êxodo rural. Por tanto, esses setores serão agora afetados positivamente com essas ações por meio da ajuda dos parlamentares que apoiam a causa.”

O secretário-adjunto da Agricultura, disse que de imediato irá entrar em contato com as unidades da Epagri para conferir quais equipamentos serão possíveis disponibilizar. “Também vamos tentar viabilizar recursos e se for necessário adquirir equipamentos novos. Faremos o possível para junto com a AMVALI, melhorar a qualidade de vida do produtor rural. Temos um turismo rural muito forte nessa região, e para ter qualidade precisamos ter o controle dos borrachudos e agora do maruim”, ressaltou.

Também participaram da reunião o diretor de Agricultura de Jaraguá do Sul, Alessandro Rosá, o vereador Eugênio Juraszek e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Corupá, Cristiano Felipe Hack.

Indicação geográfica da banana de Corupá

Outro assunto abordado na reunião foi em relação à indicação geográfica da banana de Corupá. O secretário da Agricultura afirmou que o processo está todo encaminhado e que essa será a segunda indicação geográfica do Estado.

“Estamos dando todo o apoio e suporte para que isso ocorra o mais rápido possível. Vai ser um ganho muito grande para a região, que oferece um produto diferenciado, com anos de história, pesquisas e estudos. Corupá tem uma banana com teor de açúcar mais alto do que as demais produzidas em nível de Brasil, e isso precisa ser explorado, inclusive para que o produtor ganhe mais com esse diferencial”, explica o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *