No mês de maio ocorreram vário eventos ligados à conscientização para a redução de acidentes de trânsito, no chamado Maio Amarelo, referência mundial desde 2011, quando a ONU decretou esse o mês voltado às ações para a segurança no trânsito – a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção.
O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países onde ocorrem mais acidentes com mortes no trânsito. Acidentes que provocam também um enorme número de feridos que ficam com sequelas permanentes e algum tipo de deficiência.
Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALESC, devo alertar que o número de pessoas com deficiência aumenta todos os anos devido ao alto índice de acidentes.
Isso se reflete no aumento dos gastos com indenização, benefícios sociais e saúde, porque os acidentados passam por cirurgias, precisam fazer fisioterapia e ter acompanhamento multidisciplinar.
O mau estado de conservação das estradas é responsável por uma parcela expressiva de desastres, mas a falta de atenção, de obediência à sinalização, o uso de álcool e drogas ainda são os maiores causadores de acidentes.
Construir passarelas de pedestres, duplicar vias, aumentar a sinalização, e fazer campanhas educativas sobre segurança no trânsito como as do Maio Amarelo são questões urgentes para diminuir os acidentes de trânsito.
Evite usar o celular ao dirigir, esta já é uma das maiores causas de acidentes. Cuide de você e de sua família: dirija com atenção, obedeça a sinalização e evite acidentes.