Dr. Vicente destaca conquista jurídica inédita de Hospital catarinense para reajuste da Tabela do SUS - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Dr. Vicente destaca conquista jurídica inédita de Hospital catarinense para reajuste da Tabela do SUS

Dia do Médico: Associação Médica de Jaraguá do Sul homenageia profissionais do município
28 de outubro de 2023
Inauguração de novos leitos de UTI no Beatriz Ramos
28 de outubro de 2023

Dr. Vicente destaca conquista jurídica inédita de Hospital catarinense para reajuste da Tabela do SUS

 “É uma decisão importante que abre precedente para outros hospitais buscarem o mesmo”

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou no plenário da Alesc a decisão judicial inédita favorável ao Hospital Beatriz Ramos, de Indaial, que obriga a União a revisar os valores por procedimentos pagos pela Tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e ressarcir o hospital pelos valores repassados à instituição desde 2016.

“É uma decisão importante que abre precedente para outros hospitais buscarem o mesmo. Também servirá para pressionar o governo federal a reajustar a  que não é revista há duas décadas”, afirmou o deputado nesta terça-feira (24).

A ação movida pelo Hospital Beatriz Ramos teve sentença favorável na 3ª Vara Federal Civil de Brasília.  A União apresentou recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que foi negado. A ação tramitou em julgado, tornando o hospital catarinense o primeiro do Brasil a ter uma vitória favorável à revisão da Tabela do SUS.

“Os valores pagos pela Tabela do SUS são irrisórios, totalmente fora da realidade do mercado, o que  compromete o funcionamento dos hospitais, principalmente os filantrópicos, que respondem por mais de 70% dos pacientes atendidos pelo SUS em Santa Catarina. A Justiça foi até o final, e agora está na fase de execução de sentença. São cerca de R$ 20 milhões em créditos tributários para abater dívidas, um precedente importante que foi aberto e beneficiará outros hospitais.”

A decisão judicial que beneficiou o hospital do município de Indaial obriga a União a equiparar os valores da Tabela do SUS aos estabelecidos na  Única Nacional de Equivalência de Procedimentos (Tunep), elaborada pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) e usada pela União para cobrar as operadoras de planos privados de assistência médica, a qual  apresenta valores bem superiores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram