O deputado Dr. Vicente Caropreso fez uma dura crítica às falas do presidente Lula frente à guerra na Ucrânia. Ao cumprir agenda no exterior, o mandatário brasileiro deu declarações favoráveis à Rússia, que invadiu o país do Leste Europeu no ano passado. “Pisou no pescoço da tradição da nossa diplomacia e da política externa”, disparou o parlamentar na tribuna da Alesc, na útima terça-feira (19/4).
“Quero apelar ao Congresso Nacional, à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. O Brasil não tem esse costume e tradição”, avaliou Dr. Vicente, que cobrou, no mínimo, uma posição de neutralidade do Brasil perante o conflito.
Para o deputado, as declarações são confusas e desrespeitosas com os demais países parceiros do Brasil, como os Estados Unidos, e principalmente com as nações da comunidade europeia, da qual milhares de brasileiros descendem. “Quando o presidente diz que um agrediu o outro, isso não é verdade. Não há refugiados da Rússia, mas existem oito milhões de ucranianos em vários países que estão fugindo da guerra para não morrer.”