Alesc realiza 1º Fórum Catarinense de Conscientização sobre Fissura Labiopalatina  - Dr Vicente Caropreso
01 Banner vote Sempre presente
Banner Apoiador Polícias
Banner Atendimento ágil
Banner Lutador estradas seguras
Banner Defensor dos direitos PcD
Banner Parceiro BVs
Banner Guerreiro da educação
Banner Pelo desenvolvimento
Banner protetor hospitais
Banner Valioso trabalho
Banner vote Saúde Sempre
previous arrow
next arrow

Alesc realiza 1º Fórum Catarinense de Conscientização sobre Fissura Labiopalatina 

Comarca de Jaraguá do Sul terá vara judicial específica para infância e adolescência 
18 de junho de 2023
Bombeiros Voluntários: Frente Parlamentar irá definir ações diante de votação no STF que prejudicará bombeiros de SC
18 de junho de 2023

Alesc realiza 1º Fórum Catarinense de Conscientização sobre Fissura Labiopalatina 

Evento será realizado no dia 20 de julho e discutirá acesso a tratamento e aplicação da lei estadual 18.508/2022, que garante direitos às pessoas com a malformação congênita 

Acontece na próxima terça-feira, 20 de junho, o 1º Fórum Catarinense de Conscientização sobre Fissura Labiopalatina. Promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catariana, o evento será realizado na sede do Parlamento, em Florianópolis.  A abertura ocorre às 8h30 e segue com programação até as 18 horas.

A fissura labiopalatina, também conhecida como lábio leporino, afeta uma criança em cada 650 nascidas no Brasil. Ocorre quando o lábio superior e/ou o palato (céu da boca) não se desenvolvem completamente durante o período de gestação.

No evento serão debatidos temas como a legislação estadual voltada às pessoas com a malformação congênita; o funcionamento dos centros de referência de atendimento; processo de reabilitação de pacientes e o trabalho das associações de pacientes com fissura labiopalatina no estado.

Lei do Dr. Vicente

Entre as legislações que serão discutidas está a lei estadual  18.508/2022, de autoria do deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB),  que estende às pessoas com fissura labiopalatina e anomalias craniofaciais os mesmos direitos e benefícios sociais previstos em lei às pessoas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial em Santa Catarina.  A lei também determina que toda pessoa que nascer com a anomalia será imediatamente encaminhada ao tratamento específico especializado.

“Será um evento muito importante para discutir ações e políticas públicas votadas às pessoas com fissura labiopalatina, com foco no diagnóstico, tratamento, atendimento e reabilitação. Também será importante para tornar conhecida a legislação que garante direitos a esse público, que ainda é desconhecida por muitos.  Nossa lei representa um apoio  importante do  Estado a famílias de bebês que nascem com essa malformação congênita e que irão precisar de um intenso e longo processo de reabilitação, realizado de forma multidisciplinar em centros especializados.”

As principais complicações dessa malformação são dificuldade na alimentação, amamentação e na respiração, alterações na arcada dentária, comprometimento do crescimento facial e prejuízo no desenvolvimento da fala e da audição.

“É necessário assegurar que toda criança tenha acesso ao tratamento, ao processo de reabilitação”, destaca o parlamentar. Ele chama atenção também para as questões emocionais e psicológicas que afetam essas crianças, quando não há o tratamento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
Instagram